Como a fisioterapia no trabalho beneficia os colaboradores e a empresa ao mesmo tempo

Horas e horas de trabalho, o dia todo sentado em uma cadeira ou dentro do carro, e quando chega a hora de ir embora, surgem dores no seu corpo todo. Pode ser que você ainda não conheça, mas existe a fisioterapia no trabalho, que auxilia o trabalhador a corrigir sua postura e a se mexer um pouco para diminuir as dores e melhorar o rendimento do trabalho no final do dia.
A fisioterapia no trabalho surgiu para acompanhar a saúde do trabalhador, baseando-se em ciências como a atividade laboral, a ergonomia e outras, focadas no objetivo de prevenir doenças e de resgatar e manter a saúde do funcionário.
A fisioterapia no trabalho é um serviço que traz benefícios ao trabalhador e à empresa. Pensando no colaborador, a fisioterapia pode ser aliada na obtenção de benefícios fisiológicos, como diminuição de fadiga no final do dia, aumento de mobilidade e melhora da postura, melhor qualidade de vida e saúde do trabalhador e ainda a prevenção de estresse, depressão e ansiedade.
imagem-os-beneficios-da-fisioterapia-no-trabalho-2

Outro benefício que pode ser citado para o colaborador é o benefício psicológico e social, considerando-se a diminuição das tensões emocionais, a melhora da autoestima e a melhor interação com a sociedade, além da geração de mais motivação para o colaborador ser bem-sucedido também em novas atividades.

Por outro lado, a empresa também tem seus benefícios com a fisioterapia no trabalho, visto que os colaboradores trabalharão melhor e mais motivados. Haverá também o aumento da produtividade e dos resultados dos colaboradores, baixa no número de afastamentos médicos e redução de gastos com substituição de funcionários afastados.
Os benefícios são inúmeros tanto para a empresa quanto para o colaborador, mas fica a dúvida: quais são as atividades realizadas por um fisioterapeuta que atende trabalhadores em seu ambiente de trabalho? Aqui estão elas:

  • Estudar a ergonometria do trabalho, junto à equipe de saúde e segurança do trabalho;
  • Promover palestras de conscientização sobre doenças ocupacionais;
  • Oferecer orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores;
  • Avaliar a postura e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação das mesas e cadeiras e da postura do colaborador;
  • Realizar programas de ginástica laboral;
  • Realizar o tratamento das patologias ou das queixas músculo-esqueléticas, dentro ou fora da empresa.

O Grupo Anchieta disponibiliza para a população de Jundiaí e região o serviço de fisioterapia e terapia ocupacional, prestado na Clínica da Saúde, localizada no campus Prof. Pedro C. Fornari, na Vila Jundiainópolis. Para usufruir deste serviço, o interessado preenche uma ficha e passa por uma triagem. O atendimento é gratuito.

Clinica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui