Alguns modelos de produção são bem conhecidos no mundo e certamente você já ouviu falar deles nas aulas de história na época da escola. Veja se lembra de algum: Fordismo, Taylorismo e Toyotismo. Lembrou? Acho que sim. Esses sistemas foram e são muito importantes até hoje, e praticamente todas as grandes empresas seguem algum tipo de orientação de produção se baseando nas técnicas obtidas por estes modelos.
No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o Sistema Toyota de Produção. Este sistema foi criado por Eiji Toyoda e Taiichi Ohno, logo após o fim da 2ª guerra mundial, no Japão.
O principal objetivo deste sistema é aumentar a eficiência e eficácia, assim como a produtividade, evitando desperdícios e eliminando os erros na linha de produção.
Os japoneses fizeram diversos estudos e visitas técnicas e verificaram que um dos sistemas mais utilizados até então, o Fordismo, desperdiçava muito recursos, como mercadoria, dinheiro e tempo.
Após “formalizar” o então novo sistema, os amigos formularam dois conceitos base para o novo modelo: o conceito Just in Time e o da Autonomação. O real objetivo e ideal dos dois conceitos é produzir apenas o necessário, aumentar a eficiência, diminuir os desperdícios e reduzir os níveis de estoque nas empresas.
O sistema foi aperfeiçoado durante vários anos, e muitos conceitos iniciais são utilizados até hoje. O mais proposto nas empresas atualmente é o fundamento da produção enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing.
No sistema Lean Manufacturing, a empresa trabalha “com o freio de mão puxado”, ou seja, produz de acordo com a demanda de mercado. Assim, são reduzidos consideravelmente os desperdícios no processo de produção, é possível fazer mudanças na linha de produtos, quando necessário, e há mais flexibilidade no trabalho dos operadores.
Este modelo foi tão revolucionário e inovador que é considerado o substituto do modelo Fordista e modificou o cenário econômico mundial.
De modo geral, o Sistema Toyota de Produção visa à alta qualidade da linha de produção, sem aumentar os custos, avançando, assim, um patamar, tornando a administração de uma empresa saudável e a empresa ainda mais produtiva. Vale lembrar que em 2007 a Toyota se tornou a maior empresa automobilística do mundo, provando que a metodologia e o sistema do Toyotismo funcionam e trazem resultados reais.

imagem-conhece-o-lean-manufacturing-2

Você ficou interessado? Acredita que pode mudar algo na empresa onde trabalha? Que tal se inscrever no Curso de Lean Manufacturing? Nele você aprenderá técnicas, conceitos e a aplicabilidade do sistema de forma clara e rápida.

Inscreva-se!

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui