Contribuição de Adriano Betelli, professor do UniAnchieta

Não temos tempo nem para nós, e muitas vezes perdemos saúde e paz em busca de melhores resultados na vida profissional e pessoal.
Após um período de festas e férias, o ano novo chega cheio de esperanças e expectativas, e com elas vêm os novos objetivos e metas, que na maioria das vezes já foram estabelecidos no passado, sem que nada realmente tenha sido feito a respeito. De repente, essas metas voltam, acompanhadas da frase “neste ano vai”.
Muitas metas estipuladas em meio às festas e regadas a doses de álcool e motivação soam como algo improvável.
Como chegar ao peso ideal até o carnaval, se a pessoa nunca se dedicou a uma dieta ou programa de treinamento físico? Outro exemplo é a pessoa que quer juntar certa quantia de dinheiro, porém está fora do mercado de trabalho e sem uma perspectiva de retorno.
Para conseguirmos alcançar nossos objetivos e metas, precisamos primeiramente saber onde estamos e qual é nosso estado atual de forma realista (não de forma pessimista, atenção!). Após essa avaliação, é necessário identificar e planejar os passos necessários para seguir em direção ao que desejamos. Como diz o ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”.
É necessário valorizar cada conquista, cada aprendizado, cada passo, tenha ele o tamanho que tiver. O importante é estar se movimentando ao encontro do que se deseja e/ou de quem se deseja tornar. Convido você a fazer uma reflexão: você sabe quantas coisas conquistou nos últimos meses, independentemente do tamanho da conquista? Se você está estudando, compare quem você era ao iniciar o curso e quem é você hoje. Faça essa comparação, em vez de se comparar com quem está concluindo o curso ou com aquele que tem anos de experiência na área de atuação.
Compare você com você, e valorize a sua evolução. Some suas pequenas conquistas e verá que tem motivos para comemorar. Ao se deparar com um obstáculo, tenha ele o tamanho que tiver, não abaixe a cabeça para admirá-lo, continue com o olhar no seu objetivo, e dessa maneira você conseguirá ultrapassá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui