Alunos do curso de Enfermagem do UniAnchieta, sob supervisão e orientação da Enfermeira Professora Aline Ferreira e em parceria com estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí, abordaram o tema osteoporose na UBS Agapeama. O encontro aconteceu com o grupo participante da atividade de Lian Gong (prática corporal proveniente da Medicina Tradicional Chinesa) no último dia 6 de março.

Sendo desenvolvido de forma dinâmica, com utilização de material audiovisual, o objetivo do encontro era enfatizar a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Durante a conversa, os participantes foram orientados sobre o que é osteoporose, a importância da ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D, da exposição solar moderada e da prática regular de atividade física, além dos cuidados necessários para evitar quedas.

Saiba mais sobre a Osteoporose

A osteoporose é caracterizada pela perda de densidade óssea, causando fragilidade e, consequentemente, aumentando o risco de fraturas. Há também a probabilidade de deixar sequelas, e alguns pacientes podem ter sua mobilidade e até mesmo sua independência física comprometidas. Ela atinge principalmente mulheres com 50 anos ou mais, que já passaram pela menopausa. Dados atuais demonstram que 30% dessas mulheres estão com osteoporose. Segundo o Ministério da Saúde, 10 milhões de pessoas já têm essa doença no Brasil, sendo que um milhão sofre fraturas osteoporóticas anualmente.

Essa doença não é restrita ao sexo feminino, portanto homens também estão sujeitos a ela, porque a descalcificação óssea é decorrente da senescência (processo do envelhecer). No entanto, durante a menopausa, em decorrência da alteração hormonal, as mulheres perdem aproximadamente duas vezes mais densidade óssea do que os homens, fazendo com que desenvolvam osteoporose antes deles. Se não for prevenida de maneira adequada e precoce, a perda de massa óssea poderá aumentar assintomaticamente, até a ocorrência de fraturas.

É preciso ter atenção aos indicadores do desenvolvimento da osteoporose, e um bom ponto de partida é entender melhor a parte óssea do nosso corpo. Além de promover a sustentação do nosso organismo, os ossos são a fonte de cálcio necessário para a execução de diversas funções, como os batimentos cardíacos e a força muscular. O esqueleto é uma estrutura viva que está sendo frequentemente renovada, diariamente e durante a vida inteira.

imagem-abordagem-sobre-osteoporose-2

Realização: estudantes do UniAnchieta (Amanda Yvonika, Emerson Ferreira, Gisele Mineiro, Jenifer Olaia, José Daniel Nascimento, Juliana Portela, Luciana Bigati e Vera Lucia Leite) e estudantes da FMJ.

Quer saber mais sobre o mundo da enfermagem? Não deixe de baixar o nosso ebook sobre o assunto e continue acompanhando o jornal!

Nova call to action

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui