Quando nos relacionamos com outras pessoas, é comum adquirir hábitos e trejeitos delas em nossa vida, incorporando emoções e sentimentos que podem ser positivos ou negativos.

Com pessoas cada vez mais estressadas e ansiosas, as emoções negativas tendem a ser mais frequentes e caso não sejam tomadas as devidas precauções, essas emoções podem nos transformar em seres negativos, frios e sem empatia.

Neste artigo, separamos dicas para conviver com pessoas negativas e como se blindar desse negativismo provocado por elas, mesmo que sem intenção.

Medo

Dê um passo para trás e tente enxergar a situação objetivamente. Pergunte-se: “minha carreira está realmente me colocando em risco?”. Se não, você deve estar se sentindo nervoso e esse sentimento está provavelmente sendo convertido em medo. Então, você não está com medo de algo, está, na verdade, nervoso e é muito mais fácil de resolver esse problema: beba uma água, dê uma volta, converse com seus colegas, escute uma música, etc.

Rejeitado

Decida, primeiramente, se você respeita a opinião da pessoa que “rejeitou” você. Se ela veio de alguém que não mede esforços para diminuir os outros, essa rejeição é, na verdade, algo para se orgulhar. Se você respeita essa pessoa, garanta que você esteja interpretando corretamente a situação. Por fim, lembre-se de que rejeição é algo relativo e ilusório.

Bravo

Se você está se sentindo bravo, distancie-se da situação. Levante, dê uma volta, faça algo que distraia você por um momento. Em seguida, enfrente a situação de maneira sóbria e racional. A “braveza” é um estado de espírito fugaz e se agirmos na hora em que ela está dominando nosso espírito, normalmente erramos.

Frustrado

No trabalho, essas emoções tomam o controle quando você sente que seus resultados não foram os esperados, dada a quantidade de esforço e tempo que você dedicou. Se não deu certo, é necessário rever todos os passos que você deu. Será que este caminho é o correto? Será que a forma como você pisou é correta? Tente mudar de planos.

Inadequado

É inevitável. Mesmo aqueles que parecem mais à vontade no ambiente de trabalho, pelo menos uma vez na vida, estiveram inseguros quanto ao pertencimento em determinada área. Mas essa insegurança vem de uma falta de habilidades, estratégias e experiência e isso é corrigível à medida que você aprende sobre a dinâmica do seu trabalho com o passar do tempo.

Estressado

Assim como no tópico anterior, é inevitável nos dias de hoje deixar de correr com as tarefas só porque você não quer se estressar. Portanto, é importante que você saiba priorizar, fazer o necessário e saber se desestressar: escute uma música, respire fundo, faça uma massagem breve na sua testa, etc.

Com todas essas dicas, você já sabe como lidar com todas as situações no ambiente de trabalho e ter dias mais leves e alegres para que não prejudique em seu rendimento no dia a dia e sua saúde emocional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui