A matemática sempre foi considerada uma das matérias mais difíceis na escola, isso porque ela requer atenção, disciplina e habilidade lógica para resolver os problemas e cálculos passados pelos professores.

Mas, assim como todas as outras matérias escolares, a matemática é extremamente importante para o desenvolvimento racional das crianças e os aprendizados adquiridos na fase infantil são levados para toda a vida.

A matemática não é um bicho de sete cabeças como muitos dizem e esse é o primeiro passo. Nunca diga para a criança que matemática é difícil, chata e que se deve decorar os cálculos. O aprendizado deve ser natural e é dever dos pais estimular esse gosto pela disciplina.

Separamos 3 dicas simples para incluir os estudos de matemática na rotina de seu filho de forma clara e objetiva. Vamos ver?

Treine

O treino leva à quase perfeição, não é mesmo? Com a matemática isso não é diferente. Estude junto com seu filho os exercícios mais complexos, o ajude a elaborar mentalmente o raciocínio para aquela atividade e o incentive sempre, dizendo que ele é capaz de resolver e que se tiver dúvidas, os pais ou professores poderão ajudá-lo.

Tenha calma

Todo processo de aprendizagem leva tempo e esforço. Ninguém aprende algo novo de um dia para o outro. Então, tenha calma com seu filho e não o pressione para aprender rápido e de “qualquer jeito” somente para tirar uma nota boa na prova. Mostre para a criança que a matemática pode ser encontrada em vários lugares, só que de formas diferentes. Estimule o gosto pela matéria e crie atividades que envolvam a disciplina.

Errar é normal

É importante que os pais deem outro significado ao erro. Na fase de aprendizagem é comum que os pequenos errem ou esqueçam as fórmulas e a famosa tabuada. Não brigar é uma ótima forma de mostrar a eles que está tudo bem e que eles aprenderão logo mais a resolver aquele exercício.

Não crie situações constrangedoras aos pequenos como “fale para mim a tabuada inteira em frente aos seus amigos”, isso fará com que a criança fique nervosa, encabulada e com medo de errar perante aos demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui