As redes sociais estão em alta nos dias de hoje. É comum estar no momento de lazer vendo, no Facebook ou no Instagram, postagens de amigos e empresas que você está seguindo. De acordo com uma pesquisa da Rock Content, atualmente, no Brasil, os usuários de Facebook somam 2 milhões de pessoas e do Instagram são 69 milhões de usuários.

Nos momentos que estamos on-line, estamos navegando nas postagens dos amigos, mas também estamos postando coisas e temos que pensar sobre o que estamos publicando, se não estamos impactando em nossa segurança e, principalmente, na segurança de se filho.

É natural papais e mamães querem postar tudo o que acontece com os filhos, cada evolução, cada conquista ou até aquele momento de pedir um conselho ou uma indicação, mas essa atitude de querer compartilhar tudo na rede social pode ter impactos na sua vida como pai ou mãe e até na vida de seu filho.

Duas pesquisadoras americanas se uniram para saber mais sobre as postagens das mães nas redes sociais. Elas chegaram à conclusão que “[…] o problema é que esses posts, geralmente guiados pela emoção, podem incluir informações importantes sobre as crianças, como nomes, datas de nascimento, além de todas as características físicas, que ficam claras nas fotos”. Para elas, ainda, as mães têm costume de compartilhar fotos e vídeos com o desenvolvimento da criança, o que acaba colocando a segurança e privacidade do filho em risco.

As pesquisadoras alertam que antes de compartilhar uma foto ou vídeo sobre o filho, os pais deveriam pensar no impacto que o conteúdo da postagem tem para com as pessoas mal-intencionadas ou empresas que podem se aproveitar daquelas informações.

Apesar de todas essas informações e riscos, muitas mães ainda querem postar algumas coisas sobre seus filhos na rede social. Por isso, separamos algumas dicas para você usar as redes sociais de forma mais consciente e garantir a segurança de seu filho.

Fique atenta às configurações das redes sociais

O primeiro passo é ter o controle sobre o que se leva para o mundo virtual, considerando os mesmos princípios da vida real, como não manter conversas com estranhos ou expor suas vidas a quem não conhece. Nas redes sociais, você pode privar as suas publicações e eles ficam visíveis apenas para quem você quer que as veja. Verifique sempre as configurações da sua rede social e deixe-a privada o máximo que puder, postando somente coisas para quem são seus reais amigos. Uma das pesquisadoras comenta que “[…] ainda assim, entenda que uma vez na internet, aquela informação poderá chegar onde você não espera. Vale sempre pensar se realmente há necessidade de fazer o post”.

Cuidado com o check-in e configurações de localização

Tome cuidado com os check-ins que você faz na rede social, já que eles mostram onde você está naquele determinado momento. Essa informação deve ser extremamente restrita a pessoas que você conhece, uma vez que pode ser perigoso expor para todos. Poste sempre onde você esteve, mas, nunca, onde você está.

Atenção às fotos e vídeos

Cuidado ao postar fotos e vídeos. Avalie se realmente é necessário postar o rostinho de seu filho para contar sobre uma conquista dele. Tome sempre cuidado para não expor o lugar que seu filho estuda ou mesmo o condomínio em que moram.

Tomar cuidado com a vida de se filho é primordial para garantir a sua segurança. Assegure-se de que o que você está postando não colocará a sua vida e a dele em risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui