Dicas para facilitar o processo de integração nessa nova fase

Enfim o grande dia chegou e com ele também apareceram dúvidas, inseguranças, medos, empolgação e até mesmo ansiedade. É normal ter esse misto de emoções, mas, para que isso seja um processo saudável, o Em Foco separou algumas dicas simples e práticas para o primeiro dia de aula na faculdade.

1) Esteja preparado e descansado

As aulas geralmente começam no início da semana, então use o final de semana para descansar bastante e se preparar para o início das aulas. Faça coisas leves e que você goste, reveja o plano de ensino e de aulas do curso e, se possível, converse com algum amigo ou conhecido que já estuda na mesma faculdade. Pergunte a este veterano onde aproximadamente fica sua sala e onde estão localizados a biblioteca, lanchonete e xerox do campus.

2) Não tenha medo do trote

Muitos alunos vão no primeiro dia de aula para a faculdade com um enorme medo por conta do trote, pois em algumas universidades os trotes podem ser violentos e desrespeitosos. No UniAnchieta os trotes são do bem, isto é, são solidários. Durante o trote, geralmente são arrecadados kits de higiene e alimentação para pessoas carentes da cidade. Bacana, não é mesmo? Por isso fique tranquilo e, se alguém lhe propor algo que o incomode, não aceite e procure a coordenação do curso ou dirija-se à secretaria e relate o ocorrido.

3) Seja você mesmo e faça novas amizades

A faculdade é um mundo novo, cheio de oportunidades e pessoas diferentes de você. Por isso aproveite muito essa experiência de vida. Converse com várias pessoas, descubra assuntos novos e absorva para si o que for mais útil. Além disso, não crie um personagem fictício. O importante é ser você mesmo, não importa se “nerd”, brincalhão, tímido ou extrovertido. Nada que não for real se sustentará por muito tempo e você ainda poderá perder amizades já feitas.

4) Anote tudo e leve somente o básico

Durante o Ensino Fundamental e Médio, aprendemos que devemos ter vários cadernos, canetas e demais itens de papelaria, porém, na faculdade, costuma-se usar somente o necessário, já que os professores têm a cultura de enviar as matérias para os e-mails da turma. Então leve somente um caderno e algumas canetas, caso sinta a necessidade de levar algo mais, isso aparecerá com o tempo.

No primeiro dia de aula na faculdade, é comum o coordenador do curso se apresentar para turma, assim como um dos professores. Eles geralmente apresentam seus dados de contato, como e-mail, e informam qual a sala onde podem ser encontrados. Anote esses dados e demais informações que achar interessante, pois eles podem ser úteis.

5) Mantenha a calma e aproveite o momento

Fique tranquilo, pois o primeiro geralmente é o mais difícil, porém, ele passa. Apresente-se para a turma, conheça o campus e, se ainda não conhecer ninguém da faculdade, ligue para um amigo ou para a família para conversar no intervalo. Veja este momento como uma oportunidade de fazer novas amizades, estabelecer contatos e amadurecer tanto como profissional e como pessoa.

Busque aproveitar cada momento e cada fase do Ensino Superior da melhor maneira possível, buscando ser um bom aluno e um bom profissional. Não se esqueça de aproveitar a vida universitária como um todo. São momentos importantes de uma época única em sua vida. Crie boas memórias e bons amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui