Jean e Camila competiram na modalidade atletismo e conquistaram o pódio.

Entre os dias 15 e 18 de maio de 2019, aconteceu a segunda edição do CAJU, o Campeonato Jundiaiense Universitário. O evento reuniu estudantes do Unianchieta, Unip, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), FATEC e Escola Superior de Educação Física (ESEF). As modalidades esportivas foram atletismo, natação, futsal, handebol, basquete, tênis e voleibol.

O professor Vinicius Barroso Hirota, coordenador do curso de Educação Física do Unianchieta, comenta que “os alunos ficam alvoroçados quando sabem que existe a possibilidade de participação nesse tipo de evento, pois muitos já são esportistas ou atletas e a grande maioria irá trabalhar com o contexto do esporte”.

Além disso, segundo o coordenador, “ao participar desses eventos, os alunos têm a oportunidade de associar a prática com a teoria estudada nas disciplinas de gestão e organização de eventos esportivos, já que vivenciam na prática a cerimônia de abertura e as etapas de desenvolvimento de um evento esportivo, o que possibilita um melhor exercício profissional ao aluno”.

Representando o Unianchieta, Camila Fernanda de Sá Croco, estudante do 3º semestre de Educação Física, conquistou o terceiro lugar na categoria 100 metros rasos, e Jean Douglas Paulino dos Santos, também do 3º semestre do curso, conquistou o primeiro lugar nas categorias 100 e 400 metros rasos e o segundo lugar no salto em distância.

Em uma breve entrevista, o Em Foco perguntou aos atletas:

Em Foco – Como nasceu essa paixão pela Educação Física e o Atletismo?

Camila – Eu tenho paixão pela Educação Física desde criança, comecei no esporte com 6 anos. Eu fazia natação e também gostava muito de praticar esportes na escola. Depois de 9 anos, conheci o atletismo e acabei me encaixando nessa modalidade. Ingressei no curso de Educação Física porque gosto muito de esporte e para que eu possa aprender cada vez mais sobre a área em que vou atuar no futuro.

Jean – A paixão pelo esporte começou no 8º ano do Ensino Fundamental, quando o meu professor de Educação Física me chamou para treinar atletismo. Após alguns anos, ele me indicou para começar em um clube de alto rendimento e foi nesse clube que me apaixonei cada vez mais pelo atletismo. Foi por esse motivo que eu comecei o curso de Educação Física.

Em Foco – Como é participar de um campeonato universitário como o CAJU? Vocês já haviam participado de outros campeonatos anteriormente? Qual é o maior aprendizado para vocês?

Jean – Participar desse campeonato foi uma grade experiência para mim, pois eu aprendi muito com as outras faculdades e atletas que foram para lá para se divertir e viver essa experiência. Conquistar o título foi muito bom e espero que na próxima edição do CAJU possamos ir com uma equipe maior para brigarmos pelo título.

Essa experiência me ensinou que você não precisa ser um atleta para competir nesse campeonato. Eu vi muitas pessoas que nunca tinham praticado certo esporte, mas que foram para aprender mais sobre certas modalidades, como basquete, futsal, atletismo e outras. Isso me fez ter novas ideias e pensar que o esporte é um espaço para a inclusão de todos.

Camila – Participar desse campeonato foi uma grande experiência. Vimos vários alunos que participaram para conhecer outras modalidades, para se divertir e até mesmo para conseguir um resultado por já serem atletas de alto rendimento, como eu e o Jean que treinamos todos os dias. Já participei de vários campeonatos pelo Time Jundiaí, como jogos regionais, jogos escolares, jogos da juventude e outros que fazem parte da Confederação Brasileira de Atletismo. Nessas competições, aprendi que cada um tem o seu potencial e que cada um pode ir atrás do seu sonho.

Em Foco – Vocês pretendem seguir carreira no atletismo? Falem um pouco sobre os planos de vocês para o futuro.

Camila – Pretendo seguir sim. Meu sonho é ser campeã brasileira um dia e, por isso, vou treinar até quando eu conseguir, para tentar alcançar esse sonho, pois a vida de um atleta não é fácil. Se um dia eu não conseguir mais, pretendo pelo menos ser uma professora/treinadora para que eu possa passar aos outros tudo o que aprendi com o meu técnico Robson Mian.

Jean – Sim, pretendo seguir carreira no atletismo. Meu sonho é ser campeão brasileiro, mundial e, quem sabe, olímpico. Meus planos para o futuro são treinar até onde eu possa ir. Assim que eu não puder mais, pois carreira de atleta dura pouco, pretendo ser um grande treinador. Me inspiro muito no meu treinador Robson Mian, do Time Jundiaí, e no meu professor, que me incentivou a ir para o atletismo, Luiz Carlos Beline. São dois treinadores que me deram oportunidades que eu achei que nunca teria e agradeço muito a eles, pretendo ser igual a eles.

Em Foco – Se quiserem deixar algum agradecimento, fiquem à vontade.

Jean – Quero agradecer a todos que me apoiaram até aqui, o Time Jundiaí, o Unianchieta e à minha família por sempre estar comigo em tudo que preciso.

Camila – Primeiramente, quero agradecer à minha família que está sempre comigo, me apoiando, incentivando. Além disso, quero agradecer a todos que me apoiam, o Time Jundiaí, ao meu professor, que está todos os dias passando seu conhecimento e transformando seus alunos em grandes atletas, e ao Unianchieta, por dar essas oportunidades para que eu possa fazer o que gosto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui