Luis Takahashi fala sobre a vulnerabilidade dos trabalhadores ao estresse cotidiano.

O estresse já é realidade e rotina para muitos brasileiros, infelizmente. Em casa ou no trabalho, estamos nos habituando a vivermos sempre estressados. Dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% da população sofre algum tipo de estresse. No Brasil aproximadamente 70% das pessoas passam por estresses com frequência sendo que 30% deste total apresentam sinais mais avançados da doença.

E é neste cenário que Luis Takahashi, professor de psicologia do UniAnchieta, publicou seu novo livro, sobre a vulnerabilidade ao estresse no trabalho, em um estudo de caso com Operadores de Telemarketing. O estudo foi publicado nos Periódicos Eletrônicos em Psicologia, (PePSIC), uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia.

Resumo do Livro:
O estresse no trabalho é um tema de interesse crescente no mundo organizacional, devido Às consequências deletérias produzidas na saúde e no desempenho dos colaboradores, acarretando também prejuízos aos negócios corporativos. No presente estudo, o objetivo foi avaliar a vulnerabilidade ao estresse laboral em operadores de telemarketing por meio dos fatores Clima e Funcionamento Organizacional, Pressão no Trabalho, Infraestrutura, Rotina e Escala Geral, e as possíveis relações com fatores sócio-laborais, como sexo, idade, estado civil escolaridade, experiência e tipo de telemarketing. Foi utilizada a escala de Vulnerabilidade e Estresse no trabalho (Event) e um questionário sócio-laboral. A Amostra foi Constituída por 201 operadores de telemarketing de uma empresa localizada no interior de São Paulo.

Como é possível observar no resumo do livro, foram avaliados como fatores Clima e Funcionamento organizacional, que referem-se a aspectos relacionados à liderança (conflitos com o superior, excessiva expectativa dos chefes, autoritarismo) e valorização (ausência de oportunidades de promoção e de perspectiva profissional, inexistência de plano de remuneração, salário inadequado, etc). Também foram avaliados os fator Pressão no trabalho, que envolve aspectos relacionados ao processo de trabalho (acúmulo de funções, excesso de responsabilidade, necessidade de fazer o serviço de outras pessoas, prazos cursos, ritmo acelerado de trabalho). Já o fator Infraestrutura e Rotina envolve ambiente físico (equipamento em mau estado, falta de material, p.ex.), aspectos do contrato de trabalho (longas jornadas de trabalho, mudanças no horário de trabalho, atraso nos salários) e eventualidades (doenças ou acidentes pessoais, ausência recorrente dos colegas em função de doenças).

Um outro ponto interessante deste livro é a utilização da Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT), um teste psicológico, constituído por 40 itens avaliados por meio de uma escala do tipo likert, muito usada em pesquisas de opinião, que considera três pontos (nunca, às vezes e frequentemente), que se referem à freqüência com que uma dada situação incomoda o trabalhador (estressor). A escala tem como objetivo avaliar a influência das situações rotineiras do trabalho sobre o comportamento das pessoas na faixa entre 17 e 54 anos, caracterizando uma vulnerabilidade ao estresse.
Parabéns ao professor Luis pelo trabalho desenvolvido! Que a sua pesquisa e seu novo livro seja objeto de estudo e de mudança no mundo acadêmico e também nos negócios, trazendo mais qualidade de vida para os trabalhadores!

Luis Torahiko Takahashi
Psicólogo pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco, Especialista em Gerenciamento estratégico de Recursos Humanos. Coordenador da Escola Municipal de Saúde – Regionão Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Padre Anchieta.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui