A 4ª Jornada da Biomedicina trouxe temas atrativos para os estudantes de Biomedicina do UniAnchieta.

A 4ª Jornada de Biomedicina foi realizada entre os dias 3 e 5 de outubro no UniAnchieta, com o objetivo de trazer para os alunos do curso conhecimento e atualizações sobre a evolução da área e o mercado de trabalho. De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina – CRBM 1ª região, os biomédicos graduados hoje têm possibilidade de trabalhar em 35 áreas. Dentre essas áreas, destacam-se a biomedicina estética, perfusão extracorpórea, microbiologia e microbiologia de alimentos, hematologia e banco de sangue. Essas áreas foram abordadas no evento, que foi um sucesso entre os participantes.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora e professora do curso de Biomedicina do UniAnchieta, a biomédica Dra. Ana Carolina Antunes Naime. Nesse primeiro dia, a professora Mariane Koketsu realizou uma atividade prática com os alunos no Laboratório de Saúde III, demonstrando os principais cuidados com a pele que vai receber procedimentos invasivos. A atividade prática começou com a professora realizando o procedimento em uma colega do curso; na sequência, os alunos fizeram o procedimento em outros colegas, com acompanhamento da professora Mariane. A experiência fez com que os alunos se encantassem mais ainda pela área de Biomedicina Estética.

No segundo dia foram realizadas duas palestras: a primeira com a participação do biomédico Diego Faria Marques, perfusionista do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) e especialista em assistência mecânica com ênfase em perfusão extracorpórea pela USP. Ele falou sobre o tema “Histórico e a hemodinâmica da circulação extracorpórea” e contou um pouco sobre a sua carreira na área e o caminho que percorreu até chegar à posição que ocupa. A segunda palestra foi proferida pela biomédica Carla Rodrigues Rigo, formada pela UNICAMP, que abordou o tema “Microbiologia: um panorama no mercado de trabalho”. Carla falou sobre a atuação do biomédico e o extenso campo de trabalho na área de microbiologia. No fim da palestra, ela lançou um desafio para os alunos, mostrando lâminas com importantes microrganismos para a Microbiologia Clínica, pedindo que eles os identificassem. Sobre a atividade, a coordenadora Ana Carolina relata: “Muitos alunos que não tinham interesse na área de Microbiologia se sentiram incentivados a realizar o estágio curricular obrigatório na área”.

Ainda segundo a professora Ana, “o último dia foi ainda mais maravilhoso, pois a Hematologia é uma das áreas de habilitação da biomedicina mais admirada pelos alunos do curso no UniAnchieta; sendo assim, não poderia faltar um tema específico da área durante a Jornada”. Para falar sobre esse tema, Caroline Spina e Gabriela Vechiatto Mesquita, biomédicas do Grendacc, proferiram a palestra “Perfil hematológico nas leucemias”.

A 4° Jornada da Biomedicina foi encerrada com o evento Saúde na Praça, realizado na manhã do dia 6 de outubro e organizado pelos docentes e estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina, junto à Extensão da instituição. Estudantes dos dois cursos participaram da ação, abordando a população que transitava pela Praça Rui Barbosa na ocasião. Foram realizadas práticas de medição de índice de glicemia e aferição de pressão arterial, além da divulgação de orientações sobre a prevenção de doenças. Os estudantes do curso de Farmácia orientaram a população sobre o descarte correto de medicamentos e sobre fotoproteção e câncer de pele.

Após o encerramento da semana, a professora Ana conclui: “Os alunos relataram ganhar grande segurança prática para lidar com os pacientes nas atividades realizadas e nas orientações. Ainda, surpreenderam-se com a sensação de bem-estar por estarem realizando um trabalho social e humanista, colaborando na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. O evento foi um grande sucesso, elogiado por toda a equipe, assim como pela população beneficiada. Mais uma vez, agradecemos a todos os envolvidos”.

O UniAnchieta oferece o curso de Biomedicina, e você pode saber mais sobre ele e fazer sua inscrição para o vestibular por meio do site abaixo.

botao-agende-o-vestibular

botao-baixe-e-book-biomedicina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui