Conheça o que é o trabalho freelancer e como ter sucesso nele

Trabalhar como freelancer é um termo que você já deve ter ouvido muito por aí. Mas como funciona esse tipo de trabalho? Como ter sucesso? Trouxemos algumas dicas para você se destacar neste novo modo de trabalhar autonomamente.
Como freelancer, você trabalha como um profissional liberal, de forma autônoma, por meio da prestação de serviços para empresas ou pessoas sem um período determinado de tempo. É mais comum encontrar freelancers nas áreas de design, redação, fotografia, jornalismo, programação, música, pintura, marketing e várias outras, mas o termo abrange os mais diversos trabalhos manuais e intelectuais.

Existem alguns bons motivos para um profissional escolher o trabalho freelancer. Para quem já tem uma renda fixa, essa atuação possibilita aumentar os rendimentos. Quem trabalha por conta própria tem maior flexibilidade de tempo e de volume de trabalho, pois é o gestor do seu negócio. Para ter sucesso, contudo, é importante agir como dono de empresa, ainda que o volume de trabalho seja pouco para quem está começando. Uma vantagem do trabalho como freelancer é escapar dos impostos que o trabalhador registrado no regime da CLT tem descontados em seu salário, além da possibilidade de trabalhar com vários clientes.

Seguem algumas dicas para você ter sucesso trabalhando como freelancer:

  1. Se o seu serviço se enquadra, seja MEI

    Quando você tem um registro como MEI (Microempreendedor individual), pode emitir notas fiscais com taxas baixíssimas, profissionalizando seu serviço e possibilitando que você atenda empresas maiores, que exijam a nota fiscal, saindo da informalidade.

  2. Comece com menos

    Ao iniciar seu trabalho como freelancer, é inevitável sofrer com a falta de experiência. Uma boa forma de acumular experiência na atividade é fazer parcerias e cobrar mais barato pelos serviços, para montar seu portfólio.

  3. Valorize a apresentação pessoal

    Prepare um material de cotação e divulgação do seu serviço que seja bonito e funcional. É cada vez mais comum a comunicação via WhatsApp, então saiba quando e como responder a um cliente (horários razoáveis, atenção e educação).

  4. Cuide da satisfação do cliente

    Execute um bom trabalho, converse adequadamente com seus clientes e entregue sempre o trabalho finalizado no prazo combinado. Satisfeitos, esses clientes irão indicar você para os contatos deles. Se tiver uma conta em rede social na qual divulgue seu trabalho, considere que esses clientes poderão avaliar seu serviço nela.

  5. Cumpra os prazos

    Se você combinou com seu cliente um prazo final para entregar o trabalho, cumpra esse prazo. Se não conseguir cumprir, lembre-se de se comunicar com o cliente e expor a situação, evitando desconfortos.

  6. Divulgue seu trabalho

    Você precisará contar com a indicação de seus clientes para outros, mas você mesmo pode manter um site, uma conta em rede social, na qual possa divulgar seu serviço, para que seus contatos tenham ciência de que está trabalhando em determinada área.

Fonte: Quer trabalhar como freelancer? CEO dá dicas valiosas para ser um sucesso

botao-confira-pos-graduacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui