A rotina diária de muitos trabalhadores que também são estudantes consiste em sair de casa em torno de 7h da manhã e retornar próximo à meia-noite. Essa rotina pode ser exaustiva a ponto de levar muitas pessoas a abandonarem os estudos.

A rotina diária de muitos trabalhadores que também são estudantes consiste em sair de casa em torno de 7h da manhã e retornar próximo à meia-noite. Essa rotina pode ser exaustiva a ponto de levar muitas pessoas a abandonarem os estudos.

Com a necessidade de trabalhar para manter os estudos, a realidade de muitos estudantes é enfrentar jornadas de trabalho diárias e ainda estudar no período noturno. Isso acaba prejudicando a participação nas aulas, pois o cansaço e a sonolência dificultam a concentração. Essa rotina afeta a saúde do estudante e sua formação profissional.

Quanto à saúde, dormir menos do que o necessário pode prejudicar o estudante em vários sentidos. Muitas vezes, o sono se perde entre um trabalho para ser entregue e o despertador no dia seguinte, tornando-se comum dormir menos de seis horas por dia. Segundo Paula Araujo, em texto publicado no site da Semana do Sono 2018, realizada em todo o território nacional pela Associação Brasileira do Sono, “[…] algumas consequências de dormir pouco, ou até mesmo de não dormir a noite inteira são facilmente reconhecidas: cansaço, fadiga, sonolência, dificuldade de concentração e alterações no humor”. (Privação de sono e a sociedade 24/7.
Disponível em: http://semanadosono.com.br/privacao-do-sono.html. Acesso em: 5 jul. 2018).

Essas consequências podem afetar diretamente a vida do estudante em sala de aula e consequentemente a sua formação. Por falta de tempo, algumas disciplinas podem ser deixadas de lado em favorecimento de outras consideradas mais importantes, o rendimento do estudante pode diminuir pela dificuldade de concentração e pelo cansaço, o que pode levá-lo até a desistir do curso, vítima da rotina 24/7 estabelecida na sociedade moderna, na qual tudo acontece 24h por dia, durante os sete dias da semana, segundo esclarece ainda Paula Araujo.

Por esses motivos, é importante organizar bem a rotina e procurar dormir adequadamente. Além da quantidade adequada, alguns hábitos prejudiciais ao sono devem ser abandonados, conforme finaliza a autora: “Manter hábitos saudáveis para o sono, como evitar exposição a aparelhos eletrônicos próximo ao horário de dormir, e evitar ingerir bebidas cafeinadas ou bebidas alcoólicas, ajudam a ter uma noite de sono com qualidade. Dormir com qualidade e quantidade ideais é essencial para a saúde e bem-estar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui