A Agência Experimental Buzz Publicidade carrega essa onomatopeia em seu nome para fazer uma analogia ao trabalho das abelhas, que emitem esse som ao propagar o pólen nos jardins, assim como a Buzz propaga informação e oportunidade àqueles que lá estagiam.

O projeto teve início no ano de 2014, no Centro Universitário Padre Anchieta, com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Publicidade de Propaganda uma experiência numa agência publicitária. A entrada do aluno se dá por um processo seletivo, que acontece no começo do semestre; ele escolhe sua área de interesse e passa por uma entrevista com a orientadora da Buzz, Andrea D’Amato. Em retorno, além de todo o aprendizado, o aluno participante recebe bolsa-auxílio de 35% do valor da mensalidade ou estágio não remunerado.

Atualmente, a agência conta com seis vagas, sendo elas em Atendimento, Planejamento, Criação, Social Media, Produção de Eventos e Vídeos. Os estagiários fazem jobs para clientes reais, o que lhes dá a oportunidade de explorarem sua criatividade e colocarem em prática o conhecimento passado pelos professores em aula.

O estudante Lucas Lopes, do quinto período, nos conta um pouco sobre sua experiência e trabalhos realizados pelo atual grupo que compõe a agência:

“A Buzz foi meu primeiro contato com o mercado de trabalho na área de Publicidade. Nessa experiência pude vivenciar a rotina de uma agência e a dinâmica entre suas áreas de funcionamento. Além de desenvolver meu conhecimento na área em que atuo, Social Media, acredito que meu principal aprendizado foi entender a importância do trabalho em grupo. Para ser um bom publicitário esse é um fator importante, pois em toda a carreira teremos que lidar com pessoas e suas diferentes opiniões sobre trabalho e vida. Como futuro comunicador, desconstruir preconceitos e despir nossa ignorância é crucial para que nosso trabalho seja bom e tenha uma influência positiva em quem irá consumi-lo.

Em nossa primeira reunião, discutimos sobre essa oportunidade, como enxergávamos a Buzz antes de iniciar o estágio, nossa ótica enquanto alunos, antes de nos tornarmos integrantes do projeto, e assim surgiu a ideia de reestruturar a comunicação que a agência estabelecia, com o objetivo de criar uma proximidade com todos os acadêmicos do nosso curso, pois entendemos que o projeto possibilita isso.

Para entendermos melhor o interesse das turmas, realizamos uma pesquisa que deu embasamento para repensarmos a criação de nossos conteúdos; essa repaginação do cronograma de postagens nos permitiu explorar outras mídias, como o Instagram, que trouxe essa proximidade desejada. Notamos que o conteúdo audiovisual cai no gosto de todos, então criamos o #TalkBuzz e entrevistamos profissionais de Comunicação.

Uma parte importante desse processo foi conhecer a Agência Junior da ECA (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo); a fala dos integrantes da agência nos inspirou e deu ideias para aplicarmos em nossa instituição, de acordo com a nossa estrutura. Nessa visita, notamos que a realização de eventos engajava os alunos da instituição a participarem ativamente dos seus projetos, então planejamos futuros eventos e criamos um concurso para a repaginação da nossa Semana de Comunicação, que propõe que os estudantes do curso criem a nova identidade visual do evento.

Por fim, esperamos que esse entusiasmo seja passado para as futuras turmas que integrarão o time Buzz, e que ela se torne cada vez mais presente na vivência dos alunos do curso.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui