Salve até quatro vidas com apenas uma doação

Dia 14 de junho foi escolhido como o Dia Mundial do Doador de Sangue, com a finalidade de conscientizar a população ao redor do mundo sobre a necessidade e importância deste ato, além de agradecer àqueles que já fazem isso constantemente.

Fonte: O Mundo Tem Jeito.

A doação de sangue é uma forma de solidariedade. Você sabia que uma única doação pode salvar até quatro vidas? As doações recebidas pelos bancos de sangue são utilizadas em cirurgias já programadas, na quais o paciente precisa de reposição, ou para emergências que surjam nos hospitais.

Por que devo doar?
Diariamente, pessoas que estão internadas e pessoas que sofrem acidentes necessitam de transfusões sanguíneas. Para entender a importância desta atitude, pacientes que sofrem de doenças crônicas graves e recebem sangue têm a chance de viver por mais tempo e com maior qualidade de vida.

Fonte: Dia Mundial do Doador de Sangue.

O sangue é vital para tratar emergências e carrega a função essencial para a assistência materna e perinatal.
Atualmente, dados da Organização Mundial da Saúde mostram que no Brasil são coletadas 3,6 milhões de bolsas por ano e apenas 1,8% da população faz doação. A meta da OMS é chegar a 3%.

Como eu também posso ajudar?

Fonte: A importância da doação de sangue.

Existem alguns critérios para fazer a doação de sangue. Listamos abaixo os principais deles:

  • Não ter tido problemas de saúde recentemente.
  • Ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se a primeira doação tiver sido feita antes desta idade).
  • Pesar mais de 50kg.
  • Estar com documento oficial de identidade com foto em mãos no dia da doação. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Não estar em jejum, mas deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Existem alguns fatores que impedem temporariamente a pessoa de fazer a doação, como:

  • Apresentar anemia, hipertensão ou hipotensão no teste feito antes da doação.
  • Estar com febre, resfriado ou ter tomado antibióticos recentemente.
  • Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Outra informação importante: deve existir um intervalo entre uma doação e outra, sendo de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

E aí, você já doou sangue neste ano? Conte nos comentários como foi a sua experiência. Aqui em Jundiaí temos vários pontos de coleta, e você pode saber mais clicando aqui:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui