Cuidador de idosos é uma profissão promissora, graças à maior expectativa de vida.

Desde 1940, quando o IBGE começou a fazer o cálculo da expectativa de vida do brasileiro, estamos vivendo cada vez mais: atualmente são cerca de 30 anos a mais do que em 1940 (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/expectativa-de-vida-aumenta-e-impacta-calculo-da-aposentadoria.html).

Hoje, a expectativa de vida do brasileiro está em 75,8 anos. O avanço social é a principal justificativa para esse aumento, segundo o IBGE.

O que talvez você não tenha pensado é que a melhoria do saneamento básico, do sistema de saúde e de educação, por exemplo, não apenas melhoraria a vida do cidadão na terceira idade como também abriria um novo mercado: o de cuidador de idosos.

Atualmente, as pessoas da terceira idade vivem mais e com saúde, mas ainda precisam de cuidados: as quedas, por exemplo, são a maior causa de morte relacionada a lesões entre os maiores de 65 anos (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html). É nessas e em outras ocasiões que um profissional capacitado se faz necessário.

O cuidador de idoso pode trabalhar:

  • Fazendo companhia para o idoso;
  • Sendo responsável por dar remédios e levá-lo a consultas médicas;
  • Auxiliando na sua locomoção, alimentação e higiene pessoal;
  • Realizando as tarefas domésticas;
  • Distraindo o idoso e melhorando sua qualidade de vida;
  • Atuando em clínicas e locais especializados no atendimento ao idoso.

Para se destacar no mercado, conhecimentos de enfermagem, nutrição e primeiros-socorros são importantes. Se você já é um profissional de uma dessas áreas da saúde, o mercado de cuidador de idoso pode ser um ótimo ramo de atuação a explorar.

O UniAnchieta oferece, aos sábados, o curso de Cuidador de Idoso. Com 30 horas de duração, esse curso é indicado para profissionais da saúde e pessoas que desejam aprimoramento das formas de convívio com as pessoas idosas. O conteúdo programático inclui temas como o envelhecimento no Brasil e as alterações fisiológicas da pessoa idosa, além de informações sobre alimentação, hidratação e sono, aparência e vestuário e conteúdo sobre prevenção e redução dos riscos de acidentes.

Se você tem interesse em se matricular e aproveitar este mercado em expansão, inscreva-se: https://institucional.anchieta.br/extensao/cuidador-de-idoso/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui