A formação do leitor tem início na infância, e o hábito da leitura acompanhará o sujeito ao longo da vida. Em pesquisas sobre a leitura no Brasil, em geral sobressai a baixa frequência dessa prática, sendo apontada a falta de costume como o principal motivo para isso. A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2016) apurou que 30% dos brasileiros não compram livros, e 65% dos entrevistados afirmaram nunca terem ido a uma biblioteca. Embora os recursos tecnológicos estejam cada vez mais inseridos no cotidiano, disputando a atenção das pessoas, não é difícil criar o hábito da leitura.No caso das crianças, esse hábito pode e deve ser estimulado pelos adultos: contar histórias, ler para os pequenos, criar ambiente favorável para as atividades de leitura e manuseio de materiais impressos, demonstrar gosto pela leitura, estimular a busca de conhecimentos por meio da leitura. Para a criação do hábito de leitura entre os mais velhos, o ideal é começar por assuntos que interessem e agradem.

Também é conveniente estabelecer um período para a leitura na rotina diária, aumentando gradativamente o tempo de leitura e a quantidade de material lido. Estudantes e vestibulandos, que sofrem a pressão da necessidade de armazenar grandes quantidades de conteúdo, podem se beneficiar da leitura feita para relaxar. Mesmo realizada despretensiosamente, essa leitura contribuirá para a melhoria das competências de escrita e interpretação, para o enriquecimento do vocabulário e até para a expressão oral. A leitura de jornais e revistas servirá ainda à apropriação de conteúdos de atualidades.

O hábito da leitura é recomendado para todas as idades, sendo um ótimo exercício para o cérebro e para a imaginação. Além disso, quem adquire o hábito da leitura dispõe de mais um recurso para atingir o sucesso profissional, pois tem seu vocabulário ampliado, assim como aprimora a compreensão de conceitos abstratos.

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