A compra por impulso é prejudicial ao equilíbrio financeiro, e os supermercados são ambientes onde esse tipo de compra ocorre com frequência, mas o descontrole pode ser evitado com um pouco de atenção.

Um docinho a mais, um salgadinho ou uma bebida diferente que não vai pesar no orçamento. Mesmo com a famosa listinha, é difícil resistir a algumas tentações que estão nas prateleiras dos supermercados. Monitorar o orçamento mensal, controlar os gastos por impulso e evitar ir ao supermercado com fome são atitudes simples que podem assegurar o equilíbrio financeiro da família.

Segundo o economista Marino Mazzei, professor do UniAnchieta, “O consumidor brasileiro é considerado um consumidor de impulso. Para começar, não temos o hábito de fazer um planejamento financeiro familiar. Com isso, não temos noção de quanto podemos gastar e quais são os gastos prioritários. Assim, sempre temos o impulso quando vamos às compras. É um hábito de quem não controla suas finanças e não planeja seu futuro. Além disso, não fazemos pesquisa normalmente, mesmo em um período como este, quando podemos encontrar diferenças de preço muito significativas, e as consequências são sentidas imediatamente, até na boca do caixa, quando temos de pagar pelo que compramos. Também temos de considerar o marketing dos supermercados, que sabem como manipular o nível de consumo do cliente. A disposição das gôndolas faz com que os consumidores se deparem com produtos que nem seriam necessários no momento, mas que são colocados no carrinho de compras por impulso. Insistimos na necessidade de termos um plano financeiro, que demonstre quanto podemos gastar, antes de irmos às compras. Primeiramente precisamos nos abastecer dos itens necessários e depois, quando for o caso, podemos incluir algum produto cuja compra não tenha sido planejada, ou que não faça parte da lista das necessidades. E também temos de pesquisar preços, evitar a compra de produtos que não sejam da época ou que estejam tendo menos oferta, pois ficam mais caros. Não podemos perder a racionalidade na compra”.

Três atitudes que podem ajudar o consumidor a reduzir suas despesas no supermercado:

  1. Nunca ir ao supermercado antes das refeições, pois a sensação de fome leva a comprar mais do que o necessário.
  2. Não ir às compras na companhia de crianças, pois elas geralmente solicitam a compra de produtos que não estão na lista de necessidades, e a tendência é atender a esses pedidos, aumentando a despesa.
  3. A pessoa da casa mais indicada para ir às compras de supermercado é aquela que administra a despensa e a geladeira, pois tem menos chances de errar, comprando itens desnecessários ou em quantidade excessiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui