Você pode não perceber, mas você envia uma “carta de apresentação” toda vez que se candidata a uma vaga de emprego e precisa se apresentar, no corpo do e-mail ou no campo de apresentação de um formulário de cadastro. E essa apresentação é decisiva para o andamento da sua candidatura. Por isso, nesta matéria vamos explicar por que e como você pode melhorar sua apresentação.

Como dissemos, a carta de apresentação pode ser o e-mail que você envia ao recrutador, anexando seu currículo, ou um formulário de cadastro. Mas você já parou para pensar na importância das coisas que você escreve nessa apresentação? O fato é que a apresentação pode fazer com que o recrutador se interesse pelo seu currículo ou, simplesmente, delete o e-mail sem ao menos abrir o currículo.

Isso acontece porque, normalmente, o RH de uma empresa recebe diversos e-mails diariamente com candidaturas a emprego, tornando-se inviável dedicar muita atenção a cada solicitação. Por isso, se você consegue escrever uma boa apresentação, suas chances de ganhar alguns minutos de atenção aumentam. Para isso, você precisa estar atento a alguns quesitos:

  • Você está falando com a pessoa certa no e-mail?
  • Você sabe o nome dela?
  • Você sabe para qual vaga está se candidatando?

Respondendo sim a essas três primeiras questões, considere mais alguns “truques” para ganhar a atenção do recrutador:

  1. ) Ao lançar a vaga, o recrutador certamente colocou alguns requisitos importantes para a candidatura. Se você tem a formação e/ ou experiência necessária, você pode ressaltar esta informação na carta de apresentação, mas cuidado para não escrever o currículo inteiro no e-mail!
  2. ) Boa formatação (e boa escrita) são outros diferenciais para quem deseja aumentar a chance de ter seu currículo avaliado: seja cordial, escreva para qual vaga você está se candidatando e coloque-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
  3. ) Destaque seus contatos no e-mail: telefone, e-mail e perfil no LinkedIn. Assim, você já facilita o contato e, com o LinkedIn, aumentam as chances de você ser avaliado.

Dessa forma, você estará cada vez mais próximo do seu próximo emprego! Boa sorte na sua próxima carta de apresentação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui