Salário falso e habilidades mentirosas estão entre elas.

Em 2018, um dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo foram as fake news, notícias falsas que propagam informações inverídicas, dados sem verificação ou aprovação de órgãos de controle. As fake news atingem diversos públicos e segmentos, como por exemplo, o mercado de trabalho.

Segundo um estudo realizado pela Page Personnel, que é referência no setor de consultoria global em recrutamento, as mentiras e omissões mais comuns entre os candidatos a postos de trabalho estão relacionadas à necessidade que o candidato assume de ganhar status, encantar entrevistadores, valorizar sua capacidade de trabalho e omitir desconhecimentos e falta de experiência. A principal razão pela qual um candidato utiliza fake news é sobressair-se sobre os demais e conquistar os recrutadores e, consequentemente, a vaga anunciada.

Abaixo, separamos as quatro fake news mais utilizadas pelos candidatos em processos seletivos. Vale a pena os profissionais de recrutamento e seleção ficarem atentos, assim como os candidatos devem evitar esses erros.

1 – Salário falso

Muitos profissionais aumentam o salário anterior a fim de conseguir vencimentos mais altos em seu próximo trabalho. Deve-se entender que pretensão salarial é diferente de mentir sobre o último salário, e em caso de contratação, o DRH da empresa terá acesso a sua carteira de trabalho, o que poderá gerar um desconforto.

2 – Qualificações irreais ou acima da média

Todo profissional possui algumas qualificações em seu currículo, o que é essencial. Porém, algumas pessoas extrapolam o limite e acabam inserindo informações inverídicas ou acima da média. É importante citar as qualificações e aperfeiçoamentos, mas sem mentir sobre aquelas que não foram concluídas ou nem mesmo iniciadas.

3 – Saída ou demissão

Outra fake news muito usada no momento de seleção é o motivo pelo qual o candidato saiu da antiga empresa ou por que foi demitido. É comum não querer se aprofundar demais nesse assunto, mas a atual empresa, muitas vezes, precisa saber o real motivo para avaliar possíveis comportamentos ou técnicas desse candidato.

4 – Certificados ou projetos duvidosos

Muitos candidatos incluem em seu currículo certificados, projetos, palestras e aumento de carga horária de cursos que não fizeram ou dos quais não têm certificado. Isso não passará despercebido. A empresa contratante poderá solicitar testes em que o candidato não se sairá bem.

As fake news estão em toda parte, inclusive no mercado de trabalho. Para adquirir novas habilidades e aprimorar a carreira profissional, é importante investir em instituições de ensino de qualidade e reconhecidas pelo MEC, como o UniAnchieta.

Deixe aqui nos comentários se você conhece alguém que contou uma fake news em uma entrevista ou se você já entrevistou alguém que contou muitas mentiras no processo seletivo. Queremos ouvir você!

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui