Saiba mais sobre outras áreas de atuação em RH.

Quando pensamos em profissionais de RH, logo vem a nossa mente aquele profissional que tem como foco principal recrutar profissionais para uma empresa. Esse pensamento não está incorreto, mas engana-se quem pensa que este profissional exerce apenas essa função.

Primeiramente vamos explicar de maneira geral o que é RH. A sigla em questão é a abreviação para recursos humanos. O profissional que ocupa a função de RH em uma empresa é o ponto de enlace entre a empresa e os funcionários; ele cuida das questões burocráticas que envolvem contratações e desligamentos, gerencia a folha de pagamentos e muitas vezes programa eventos internos para promover o engajamento dos funcionários.

Este profissional vem se reinventando ao longo dos anos, pois não pode ser somente o recrutador da empresa; ele deve ser alguém capaz de entender as dificuldades do colaborador, gerenciar de forma inteligente e sustentável a folha de pagamentos, enxergar e desenvolver novas possibilidades de aproximação com os funcionários e ser uma pessoa de confiança para o empregador e para o empregado.

Separamos neste post algumas áreas nas quais o profissional de recursos humanos é indispensável. Vamos ler?

Recrutamento e seleção
Nesta área o profissional de RH é o responsável por todo o processo de recrutamento, seleção e contratação de um funcionário. Junto ao gestor da área que necessita de um profissional, ele elabora a descrição da vaga que será anunciada e posteriormente divulga essa posição em canais adequados, a fim de chegar a candidatos de perfil esperado, recebe, armazena e seleciona currículos e realiza testes e entrevistas com os candidatos. Nos últimos anos, é perceptível o aumento de profissionais de RH que procuram cursos de Psicologia para agregar conhecimentos a esta área de atuação.

Treinamento e desenvolvimento
Neste setor de trabalho, os profissionais de recursos humanos desenvolvem treinamentos para os colaboradores da empresa, objetivando aperfeiçoar seus talentos. Neste ambiente, também é possível identificar funcionários com dificuldades e ajudá-los a melhorar. O profissional de RH ainda analisa a satisfação dos colaboradores por meio de pesquisas e analisa a rotatividade dentro da empresa. Com esses dados, a equipe pode propor melhorias e reter com mais facilidade os talentos.

Cargos, salários e benefícios / Departamento pessoal
Até pouco tempo essas funções eram executadas pelas mesmas pessoas, mas o profissional de RH que cuida de cargos, salários e benefícios é diferente daquele do DP.
Quem é focado em cargos é o profissional de pesquisa sobre os pisos salariais e demais benefícios, como vale refeição, por exemplo. Ele também é o profissional que pleiteia novos benefícios aos funcionários junto à empresa. Já o profissional de RH focado em departamento pessoal gerencia a folha de pagamentos e benefícios, controla faltas e marcações de ponto. Ele garante que os benefícios estão sendo pagos corretamente pelo departamento financeiro da empresa.

Funções Diversas
Além do exposto acima, o profissional de RH elabora eventos internos e comunicações aos funcionários, promove ações em datas comemorativas, é a voz do funcionário junto aos sindicatos, é muitas vezes o responsável por realizar o feedback das equipes, procura parceiros, como universidades e centro de idiomas, a fim de obter descontos para funcionários, tornando-se aliado e mentor dos colaboradores.

Todas as empresas devem contar com profissionais de recursos humanos qualificados para que seus colaboradores se sintam confortáveis na empresa e para que a mesma se torne acessível a eles.

O UniAnchieta oferece o curso de Gestão em Recursos Humanos. Para realizar a sua inscrição para o próximo vestibular, acesse:

botao-agende-o-vestibular

Fonte:
» Recursos humanos: tenha sucesso na profissão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui