O network pode melhorar sua carreira significativamente

Assim como outras esferas da vida, a vida profissional precisa estar equilibrada com as outras – saúde, pessoal, financeira etc. É aí que está o desafio: como fazer network e se desenvolver na carreira de uma forma natural e que não atrapalhe as outras coisas que são importantes para construir esse equilíbrio? É neste post que você vai aprender como atitudes simples podem auxiliar no crescimento da sua vida profissional.

  1. Aprenda a falar no telefone. É, sabemos que o telefone está cada vez mais em desuso pelas gerações mais novas. Porém, depois da reunião presencial, a ligação é o contato mais importante quando o objetivo é descobrir se determinada pessoa é capaz para assumir um cargo, uma responsabilidade, se ela é confiável etc. Um exemplo disso acontece antes mesmo de garantir uma entrevista para um novo emprego, quando certamente você receberá uma ligação. Por isso, faça um esforço e se comunique bem ao telefone.
  2. Compartilhe o seu conhecimento com quem está ao seu redor, pois essas pessoas saberão que você é capaz e poderão indicar seu trabalho. Além disso, você estará sendo prestativo com elas, que no futuro podem se lembrar de você quando surgir uma oportunidade.
  3. Use a internet a seu favor. As redes sociais são uma oportunidade de visibilidade que você tem nas mãos. É verdade que na internet você pode mostrar ser uma pessoa que não é, mas garantimos que todo recrutador dá uma espiadinha nas redes sociais para ver se você tem o perfil adequado. Então, nas suas redes sociais, evite comentários e postagens dos quais possa se arrepender no futuro.
  4. Faça amizades reais. Nada de inimizades com a sua turma da faculdade, afinal, eles serão seus colegas de trabalho ou até mesmo seus chefes. Lembre-se de que oportunidades podem vir de todos os lados.
  5. O professor é a sua porta de entrada no mercado de trabalho. Se você é um bom aluno desde o começo do curso, é muito mais fácil ser lembrado pelos seus professores, concorda? Entenda a diferença entre ser o famoso bajulador e ser dedicado; os professores também sabem diferenciar esses perfis.
  6. Faça cursos profissionalizantes. Eles conectam você a pessoas atuantes no mercado de trabalho, além de garantirem mais conhecimento. Procure estar verdadeiramente conectado com seus novos colegas para que oportunidades de negócios venham a surgir.
  7. Não sabe como começar? Peça conselhos. Se você quer abordar alguém do segmento pretendido, mas não sabe a melhor forma de fazer isso, pense na seguinte situação: se uma pessoa abordar você para falar do seu trabalho, seria melhor ouvir que você está fazendo algo errado ou um pedido de conselho para melhorar o trabalho dela?

Agora, com essas sete dicas, coloque a mão na massa, prepare uns cartões de visita e se torne um excelente networker!

botao-confira-pos-graduacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui