A tecnologia avança dia a dia sobre a vida das pessoas. E com tanta inovação, fica a pergunta: “até que ponto a tecnologia pode substituir o trabalho humano?”

Lourenço Bustani, em um debate sobre o futuro do trabalho, afirma que esse pensamento não é correto, pois não existe trabalho bem finalizado sem a participação do ser humano. Completando seu raciocínio, ainda diz: “As pessoas esquecem que a tecnologia é desenhada por um ser humano”.

Porém, talvez essa não seja é a ideia que está na cabeça da maioria da população. Quando lemos sobre o assunto, muitos dizem ter medo do avanço da tecnologia dentro das empresas, pois receiam perder seu emprego por conta de robôs e inovações que podem substituir a mão de obra humana e fazer mais fácil e rapidamente o trabalho dos funcionários.

Esse medo não existe à toa; nós, da equipe Em foco, fizemos um levantamento e hoje já nos deparamos com alguns postos de trabalho ocupados por humanos sendo extintos, pois foram substituídos por tecnologia. Apresentamos alguns deles para você conferir:

  1. Profissionais de linha de montagem: esses profissionais estão começando a ser substituídos por robôs, que têm mais precisão e rapidez. Robôs e máquinas já estão preparados para concluir perfeitamente um trabalho sozinhos. Eles estão programados e aptos para conferir se existem falhas nos produtos e, caso encontrem alguma inconsistência, separar o objeto para análise na tentativa de evitar o envio de um item defeituoso para a venda.
  2. Caixas de supermercado: em alguns mercados é possível encontrar caixas automáticos para que o usuário inicie e finalize a sua compra sem auxílio de um operador. O cliente passa todos os produtos, empacota e paga, sem a presença de uma pessoa para realizar esses procedimentos.
  3. Corretores de imóveis: esses profissionais estão sendo impactados cada dia mais pelos serviços dos sites de comercialização de imóveis. Nesses sites, o proprietário do imóvel anuncia o item à venda e o interessado entra em contato com ele diretamente, sem a intermediação de um corretor.
  4. Trabalhadores rurais: nas áreas de cultivo, é cada vez mais raro ver pessoas plantando e colhendo os produtos. Atualmente as máquinas fazem isso muito mais rapidamente e já substituem os trabalhadores rurais. Com o avanço da tecnologia nesse setor, a produção ficou mais ágil.

É fato que a tecnologia está chegando e tomando vários postos de trabalho nas empresas, mas elas também precisam de profissionais humanos para pensar na “coisa toda” antes de o serviço ser executado por máquinas. Aqui vão algumas dicas para você se manter empregado e não deixar que a tecnologia “roube” seu emprego:

  1. Seja um empreendedor: o famoso “fazer o que gosta” dá certo nesse caso. Pense em um modelo de negócio para você e abra você mesmo a sua própria forma de ganho de renda. Essa é uma forma de se manter no mercado e não deixar que a tecnologia atrapalhe.
  2. Mude de área: não despreze todos os seus conhecimentos, mas busque dentro da área em que já atua um outro segmento que exija mais o seu potencial estratégico do que o manual; isso fará com que a empresa necessite de sua “cabeça pensante” no processo de um desenvolvimento e/ou manutenção de um serviço.
  3. Esteja antenado à tecnologia: use a tecnologia como sua aliada. Robôs e máquinas não trabalham sem alguém dizendo a elas o que fazer. Por que não ser essa pessoa que manda “a tecnologia trabalhar”?

E você, o que acha de tudo isso? Já pensou em um meio de a tecnologia não acabar com sua carreira? Conte-nos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui