Home Curso Ensino Médio Técnico: descubra tudo sobre essa modalidade

Ensino Médio Técnico: descubra tudo sobre essa modalidade

0
6

O ensino médio técnico é uma ótima maneira de conciliar os estudos e a prática profissional para ingressar e estar mais preparado para os desafios do mercado de trabalho. Isso porque, além das matérias normais do ensino médio, o aluno se prepara para exercer uma profissão após a conclusão dos estudos

Quer saber mais sobre o ensino médio técnico e descobrir se essa formação é ideal para o seu filho? Leia o artigo até o final!

A quem o ensino médio técnico se destina?

Essa modalidade de ensino é destinada aos jovens que buscam uma especialização já no ensino médio. O ensino médio técnico é extremamente importante para o jovem, pois, além da capacitação profissional com pouca idade, o aluno estará preparado para ingressar no mercado de trabalho, exercendo a profissão com excelência, começando, assim, a construir sua carreira na área que escolheu atuar. E o mercado também ganha, pois receberá mão de obra qualificada recém-formada.

Qual é a carga horária do ensino médio técnico?

Quando o aluno está estudando em uma escola técnica, a carga horária de estudo é mais extensa do que a do ensino médio tradicional. Ao realizar o técnico, o jovem terá que estudar em seu horário normal no ensino médio e ficar na escola após as aulas para realizar a sua especialização técnica, passando, em média, 8 horas na escola, dependendo de cada instituição de ensino.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

Um dado importante sobre a modalidade é que, nos países desenvolvidos, o ensino técnico é a escolha da maioria dos jovens que terminam o ensino fundamental. Isso é uma realidade na Alemanha, no Japão e na Áustria, apenas para citar alguns exemplos. Na Finlândia, país que lidera o ranking da qualidade do ensino no mundo, 50% dos estudantes optam pelo ensino técnico após concluir a educação básica/obrigatória.

A principal vantagem do ensino médio técnico é aprender algo além das rotinas escolares e se profissionalizar ainda na escola, sem contar que os estudantes adquirem e aumentam suas habilidades de organização e senso de responsabilidade.

Além disso, para quem quer começar a trabalhar logo e vê no desenvolvimento profissional o caminho mais seguro para a ascensão pessoal, o curso técnico é a melhor opção. Ou seja, quem concluiu uma formação técnica tem muito mais chance de encontrar um posto de trabalho do que uma pessoa da mesma idade que não tem essa formação.

Uma das características do ensino médio técnico é que ele oferece habilidades práticas e bases teóricas que prepararam os estudantes para as demandas do mercado de trabalho. Esse é um grande diferencial em uma era em que se fala cada vez mais do uso de tecnologia em todas as áreas, inclusive nos processos produtivos.

Quais tipos de ensino médio técnico existem?

As Escolas Anchieta oferecem aos seus alunos várias opções de ensino médio técnico, tais como Técnico em Administração, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Informática e Técnico em Nutrição.

O ensino médio integrado ao curso de Administração é destinado aos estudantes que querem tornar-se profissionais capacitados para a compreensão do mundo empresarial e dos negócios. Já o Técnico em Design de Interiores oferece ao aluno a interação com a arquitetura dos locais, seja na parte estética, qualidade de vida, estilo, melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos etc. 

Para alunos que gostam de tecnologia, o Técnico em Informática é uma ótima opção. Nesse curso, os alunos são capacitados para atuarem nas áreas de instalação e operação de computadores, programas em diversas linguagens (inclusive programação mobile), elaborar banco de dados e projetos. Já na área da saúde, no Técnico em Nutrição, o aluno estará apto para atuar especialmente em nutrição para a coletividade, sempre auxiliando o nutricionista.

O ensino médio técnico é uma modalidade de ensino que pode trazer muitos benefícios aos estudantes, tanto profissionalmente, com uma colocação no mercado de trabalho, quanto pessoalmente, como amadurecimento. O ideal é que o estudante escolha um curso técnico integrado ao médio que coincida com os seus gostos, ajudando-o a escolher o caminho certo após a conclusão do ensino médio. 

Para saber mais sobre o ensino médio técnico e sobre as especialidades oferecidas, baixe os e-books gratuitos das Escolas Anchieta.

SEM COMENTÁRIOS