Já estamos no segundo semestre do ano, e para muitos estudantes isso significa que a conclusão do ensino médio está próxima, fazendo surgirem dúvidas sobre o que fazer na sequência.

O último ano do ensino médio é esperado por todos os alunos. Já no primeiro ano do ensino médio, pensamos em todos os anos passados na escola, e a independência pessoal e profissional começa a se configurar. Ainda assim, é difícil terminar o ensino médio com alguma certeza sobre o caminho a percorrer em seguida. Por isso, fique atento a esses caminhos que você poderá seguir ao concluir o ensino médio:

  • Curso técnico: é vantajoso para quem deseja seguir atuando ou mesmo ingressar numa área específica como profissional qualificado. Em muitos casos, pode-se integrar ensino médio e técnico. Com carga horária de dois anos, em geral, o curso técnico é uma boa maneira de experimentar a aprendizagem na área para escolher com mais segurança o curso de graduação.
  • Concurso público: pode garantir a estabilidade profissional, mas é preciso considerar que a disputa pelas vagas é acirrada e que passar em um concurso requer uma boa dedicação aos estudos.
  • Vestibular: muitos estudantes definem suas preferências sobre cursos e profissões ao longo do ensino médio e, concluída essa etapa, partem para os vestibulares. Também é preciso muita dedicação aos estudos para quem pretende prestar vestibular, já que, além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o vestibular é também uma das formas de obtenção de descontos em mensalidades ou participação em programas de financiamento estudantil.
  • Intercâmbio: traz ao jovem novas visões de mundo e de sociedade, já que estará inserido na cultura do outro. O contato com uma língua estrangeira também é um ponto positivo, sendo o intercâmbio uma prática bem valorizada no recrutamento de profissionais. Existem diferentes modalidades de intercâmbio: de imersão em idioma, focado na aprendizagem da língua estrangeira; voluntário, voltado para a ajuda a comunidades necessitadas; Au Pair, modalidade na qual o intercambista trabalha em casas de família cuidando de crianças; dessa forma, pratica o idioma e ainda recebe pelo trabalho.

O ensino médio é apenas uma etapa em nossas vidas e hoje, mais do que nunca, valorizar os estudos e investir na carreira é um fator importante para todos. Nesse momento, você precisa analisar suas necessidades e seus planos para o futuro. Pense nas opções acessíveis a você e em como você deseja estar daqui a alguns anos. Mesmo que as condições do momento não sejam as melhores para fazer aquilo que deseja, busque atividades que o ajudarão mais imediatamente e comece a planejar seu futuro.

botao-cadastre-seu-interesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui