Home Empregos Descubra a importância da carta de apresentação para a sua candidatura

Descubra a importância da carta de apresentação para a sua candidatura

0
6
Você pode não perceber, mas você envia uma “carta de apresentação” toda vez que se candidata a uma vaga de emprego e precisa se apresentar, no corpo do e-mail ou no campo de apresentação de um formulário de cadastro. E essa apresentação é decisiva para o andamento da sua candidatura. Por isso, nesta matéria vamos explicar por que e como você pode melhorar sua apresentação.

Como dissemos, a carta de apresentação pode ser o e-mail que você envia ao recrutador, anexando seu currículo, ou um formulário de cadastro. Mas você já parou para pensar na importância das coisas que você escreve nessa apresentação? O fato é que a apresentação pode fazer com que o recrutador se interesse pelo seu currículo ou, simplesmente, delete o e-mail sem ao menos abrir o currículo.

Isso acontece porque, normalmente, o RH de uma empresa recebe diversos e-mails diariamente com candidaturas a emprego, tornando-se inviável dedicar muita atenção a cada solicitação. Por isso, se você consegue escrever uma boa apresentação, suas chances de ganhar alguns minutos de atenção aumentam. Para isso, você precisa estar atento a alguns quesitos:

  • Você está falando com a pessoa certa no e-mail?
  • Você sabe o nome dela?
  • Você sabe para qual vaga está se candidatando?

Respondendo sim a essas três primeiras questões, considere mais alguns “truques” para ganhar a atenção do recrutador:

  1. ) Ao lançar a vaga, o recrutador certamente colocou alguns requisitos importantes para a candidatura. Se você tem a formação e/ ou experiência necessária, você pode ressaltar esta informação na carta de apresentação, mas cuidado para não escrever o currículo inteiro no e-mail!
  2. ) Boa formatação (e boa escrita) são outros diferenciais para quem deseja aumentar a chance de ter seu currículo avaliado: seja cordial, escreva para qual vaga você está se candidatando e coloque-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
  3. ) Destaque seus contatos no e-mail: telefone, e-mail e perfil no LinkedIn. Assim, você já facilita o contato e, com o LinkedIn, aumentam as chances de você ser avaliado.

Dessa forma, você estará cada vez mais próximo do seu próximo emprego! Boa sorte na sua próxima carta de apresentação!

SEM COMENTÁRIOS