Home Comportamento Ser líder ou chefe?

Ser líder ou chefe?

0
28

Como cada um age e qual o melhor cenário para lidar com funcionários

Na atualidade, estar em posição de liderança em uma empresa requer jogo de cintura e conhecimento para lidar com os funcionários de forma correta e levar a equipe para a frente, alcançando sucesso em todos as atividades e projetos desenvolvidos.
Para obter esse sucesso, é importante entender que existe uma diferença notável entre ser líder e ser chefe de uma equipe.
O profissional que exerce o papel de chefe tem tendência a impor ordens ao time, ser autoritário e apenas comandar a equipe. Essas características levam a pessoa a centralizar o poder e a voltar seus pensamentos apenas a lucros e resultados. De forma geral, os chefes são pessoas temidas por sua equipe e, talvez, nem sempre respeitadas. Neste cenário, muitos funcionários podem não se sentir confortáveis para conversar com o chefe, relatando problemas, apresentando ideias e sugestões ou tirando dúvidas.

Chefes não incentivam e nem motivam suas equipes, acabam não estabelecendo vínculo com os funcionários por acreditarem que eles são apenas seus subordinados.
O profissional que exerce o papel de líder possui características diferentes; ele é reconhecido por conduzir e inspirar sua equipe. Em geral, os líderes são pessoas que seus subordinados veem como inspiração; o líder é motivador e sempre tenta apontar a melhor direção a seguir. Não é raro que em algumas situações o líder “pegue a mão” dos seus funcionários para trilhar o caminho com eles. Os líderes, ao contrário dos chefes, são mais respeitados e são pessoas mais acessíveis a seus funcionários, que se sentem à vontade para conversar e esclarecer algum ponto que ainda não tenha sido compreendido.

Os líderes não são focados apenas em números, são normalmente dispostos a encontrar uma forma de atingir os resultados junto com sua equipe, pensam em como isso será possível sem sobrecarregar ninguém.
Analisando a diferença clara entre um líder e um chefe, é certo que as equipes tendem a preferir os líderes, pela flexibilidade e forma de comunicação que eles têm com seu time.
E você, já pensou em um dia ocupar uma cadeira importante em uma empresa e ter a sua própria equipe? Se você tem essa intenção, o UniAnchieta oferece para você o curso Liderança de equipes, que aborda temas importantes para você se tornar um líder e ter uma equipe de sucesso.
Você se interessou?

SEM COMENTÁRIOS