Existem milhares de cursos de pós-graduação disponíveis em muitas instituições espalhadas pelo Brasil. E falando em pós-graduação, para você que se interessa pela área de direitos sociais, nesta leitura, você vai descobrir as razões para fazer uma pós-graduação em Direitos Sociais e onde encontrar esse curso.
A área de direitos sociais está relacionada a tudo aquilo que assegura a qualidade de vida dos indivíduos, sendo uma área que trabalha para melhorar as condições de vida da população, considerando o trabalho, a saúde, a educação e outros pontos básicos de sobrevivência.
O pós-graduado em Direitos Sociais é um profissional muito importante para a sociedade, já que ele visa a garantia igualitária dos direitos de todos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Por isso, separamos abaixo 3 razões pelas quais você deve fazer uma pós-graduação em Direitos Sociais. Confira!
1. Garante a seguridade social
O Direito Social atua em busca da previdência social para o cidadão, visando a valorização da vida das pessoas que já atingiram uma determinada idade ou que, por algum motivo, estejam incapacitadas de exercer algum tipo de trabalho para sustento próprio. Assim, estão previstas duas formas de previdência:
- adições: que são os pagamentos realizados em dinheiro como forma de aposentadoria por problemas de saúde, por idade e por tempo de colaboração, nos auxílios doença, funeral, reclusão e maternidade, no seguro-desemprego e na renda por morte;
- benefícios: são pagamentos em forma de prestações continuadas, como benefícios médicos, farmacêuticos, odontológicos, hospitalares, sociais.
2. Garante a proteção à maternidade e à infância
A proteção à maternidade e à infância é uma grande preocupação que sempre estiveram em pauta em discussões ao redor de todo o mundo. O profissional desta área será responsável por garantir às mulheres os direitos básicos de serem mães e trabalharem. Para isso, nesse papel, o profissional defende as mulheres de acordo com as leis, garantindo que elas tenham acesso a:
- assistência médica e sanitária;
- salário maternidade e licença-maternidade durante 120 dias.
3. Garante o direito ao trabalhador
No que diz respeito a assuntos do trabalho, os profissionais que cursam pós-graduação em Direitos Sociais podem atuar assegurando o direito do trabalhador de acordo com as seguintes normas:
- receber o salário regularmente;
- garantir que o funcionário receba seus direitos: o 13º de acordo com a remuneração mensal do trabalhador e as férias de acordo com as leis;
- assegurar que o seguro-desemprego seja pago de forma correta;
- assegurar todos os direitos do trabalhador em caso de demissão;
- garantir que o funcionário esteja recebendo adicionais e horas extras de acordo com a convenção coletiva e as leis.
Embora tenhamos citados alguns dos direitos sociais assegurados pelo profissional da área, eles vão muito além. Entende-se que direitos sociais é um assunto de extrema importância e importa a todos os cidadãos. Assuntos como desemprego, trabalhos informais, educação e outros são preocupantes e os direitos dos cidadãos, neste caso, devem sempre prevalecer.
Se você se identificou com essa área e deseja ajudar as pessoas a terem seus direitos sociais garantidos, faça já a sua pós-graduação na área. O UniAnchieta oferece a pós-graduação em Direitos Sociais. Entre no site e conheça mais sobre o curso.