A prática deliberada, segundo o especialista em excelência humana, Dr. K. Anders Ericsson, é um termo para definir a relação entre a prática e o nível de desempenho em alguma tarefa que você já pratica há anos, sempre com foco em ter um rendimento superior ao já obtido. A prática deliberada é um exercício difícil de ser completado já que poucas pessoas conseguem se dedicar tanto a uma só tarefa.

A prática deliberada, como já dito, nem sempre é uma tarefa fácil, e o autoaperfeiçoamento que exige um grande investimento de tempo é o que as pessoas lutam para alcançar quando estão em busca do melhor de si mesmas.

Anders Ericsson passou uma década analisando profissionais – de músicos a cirurgiões –, tentando entender como eles alcançam o topo da excelência em seu campo de atuação. A análise do médico conclui que o correto é desenvolver o modo correto de pensar e agir e isso se torna mais importante que o talento. “Sempre houve essa discussão de que, para ser bom, você tinha que nascer com um dom. Do contrário, estaria fadado ao fracasso. Essa é uma visão errada”, comenta o professor da Universidade Estadual da Flórida.

Para tornar possível a prática deliberada, é preciso identificar as áreas que precisamos melhorar e criar um plano de aperfeiçoamento para corrigi-las. Separamos para você alguns passos sobre como dominar novas habilidades com a prática deliberada.

1) O principal é traçar um objetivo

Comece sempre traçando o seu objetivo. Pense no que você quer alcançar. Seja ser o melhor do mundo, o melhor da sua profissão, ajudar alguém ou criar alguma coisa, o importante é saber onde você quer chegar para poder começar a se planejar.

2) Corra atrás de seu objetivo

Depois de traçado o objetivo, você precisa de ações para conseguir atingi-lo. Elimine as etapas que são desnecessárias e foque nas que traçou como principais para chegar ao seu objetivo.

3) Divida o seu plano de ação

É importante dividir as suas tarefas em pequenas etapas. Execute uma etapa de cada vez para que você tenha foco e consiga realizar tudo o que precisa com excelência e sem dor de cabeça.

4) Feedback é sempre bom

Peça o feedback de alguém experiente no que você está desenvolvendo ou faça um filme de si mesmo desempenhando alguma tarefa. Você pode analisar como está sendo o seu desempenho e procurar por melhorias.

5) Inverta as ordens

Muitas vezes é necessário trabalhar de forma diferente. Comece do final e vá fazendo as coisas de trás para a frente. Analise o que as outras pessoas fazem e o que você não está fazendo. Às vezes é importante dar um passo para trás para depois avançar alguns para frente.

Acima de tudo, saiba como aperfeiçoar o seu tempo e a sua habilidade em algumas atividades. A prática deliberada pode te ajudar a otimizar tempo e tarefas importantes que precisam ser realizadas em seu dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui