Com tantas distrações do mundo digital, conseguir se concentrar requer boas técnicas.

Concentrar, segundo o dicionário Aurélio, quer dizer “reunir num centro, aplicar num só objeto”. Ou seja, concentrar-se pode ser traduzido como estar focado em um só objetivo sem que nada ao redor te distraia, seja focado no trabalho, na escola ou nos estudos em casa.

Agora, se concentrar em algo e deixar de lado todos os estímulos que estão à sua volta é uma tarefa fácil? Nem um pouco, já que somos ligados a tudo que está acontecendo o tempo todo com as pessoas, no celular e nas notícias ao redor do mundo.

O portal IBC Coaching publicou uma matéria que fala sobre a importância do foco e concentração para a vida das pessoas, a qual conta um pouco sobre o estudo do jornalista Daniel Goleman, que escreveu matérias científicas por 12 anos para o The New York Times sobre estudos relacionados ao cérebro e ao comportamento humano.  Ele conta em uma de suas teorias que existem 3 tipos de foco/concentração:

  • Foco interno: que diz respeito à capacidade do ser humano em se desconectar do ambiente externo e se interiorizar por um momento para entender e controlar suas emoções e sentimentos, chegando a uma concentração profunda. Com esse tipo de concentração, o indivíduo consegue minimizar as distrações externas e manter uma alta performance.
  • Foco externo: é quando o ser humano se concentra no ambiente externo para captar as informações que ele oferece e as possibilidades que tem disponível. Nesse caso, o profissional ou estudante consegue traçar estratégias assertivas para desenvolver suas tarefas e projetos com mais facilidade.
  • Foco empático: é o foco na outra pessoa, a atenção tendo a pré-disposição em ouvir o outro e se relacionar com ele, habilidade que é tão importante para desenvolver o relacionamento em sociedade.

Portanto, em todos os momentos e etapas da vida, é necessário algum tipo de concentração para o desenvolvimento de uma tarefa. Então, se para você é difícil chegar a essa concentração, separamos algumas dicas infalíveis para te ajudar nesse momento.

Treine o seu cérebro

Praticar exercícios simples de lógica ajuda você a treinar seu cérebro e a melhorar a sua capacidade de concentração. Palavras cruzadas e charadas são exemplos de atividades simples que ajudam nesse processo.

Mantenha o ambiente organizado

Eliminar distrações no ambiente em que você precisa se concentrar é ideal. Tire de perto seu celular, vá longe da televisão e, nesse momento, deixe seus amigos e familiares de lado. Prepare um ambiente confortável para que você se sinta à vontade e bem para se concentrar e desenvolver a tarefa que precisa.

Faça pausas periódicas

Apesar de estar concentrado em algo, é necessário fazer pausas periódicas para distrair um pouco a mente. Quando você fica por horas e horas focado em uma coisa, você acaba não conseguindo se concentrar mais. Então, faça pausas para poder sempre manter o seu foco.

Mude a sua rotina

Ficar em uma rotina diária, com certeza, vai gerar tédio. Para se manter concentrado, primeiro faça um cronograma que alterne os assuntos que você precisa se concentrar. Alterne também o local onde você está: vá a um parque, ao shopping ou até ao refeitório ou praça dentro da empresa. Novos lugares te ajudarão você a se concentrar melhor.

Gere gatilhos mentais

De acordo com o site Universia, o cientista russo Ivan Pavlov, um famoso na psicologia, diz que existem alguns estímulos que, quando são treinados pelos humanos, são responsáveis por gerar reações imediatas em nós e em nossa mente. Se você se distrai facilmente com pensamentos, estabeleça uma frase de orientação que faça você voltar ao que importa. Você pode definir a sua frase.

Conseguir se concentrar nem sempre é fácil, mas com as dicas que demos acima com certeza você conseguirá desenvolver a tarefa que precisa. E você, tem algum método para se concentrar? Conte para a gente!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui