Você precisa deixar o futuro incerto de lado para enxergar o que está ao seu redor no presente.

Sempre foi regra criar, desde cedo, um plano de carreira que contemple a profissão que o jovem gostaria de seguir, a educação necessária e as futuras empresas em que trabalhará. Contudo, diante de tantas transformações, a única certeza que temos sobre o futuro é que ele é incerto. Podemos fazer algumas previsões para alguns dias, meses ou anos, mas aquele futuro distante, de 30, 40 ou 50 anos, é desconhecido e ninguém tem a resposta de como ele será.

Se você vive com essas incertezas ao seu lado, saiba que não está sozinho. Pessoas jovens ou de mais idade vivem com o mesmo medo do desconhecido, principalmente quando tudo parece que não “se encaixa”. Mas o que fazer?

Enfrente suas incertezas

Pode até parecer um conselho tolo, mas a verdade é que enfrentar as incertezas fará com que você se arrisque e descubra se o que causava essa incerteza valia a pena ou não. E você vai sempre tirar uma lição dessas situações.

Além disso, não importa quais serão as suas escolhas. Se você decidir seguir o caminho X e, depois, descobrir que não era isso o que queria, você tem a oportunidade de mudar! Você pode trilhar outros passos e mudar quando decidir que, de fato, isso não é bom para você.

Você vai falhar, vai duvidar da sua própria capacidade, vai desejar que fosse melhor e está tudo bem. Depois de algum tempo você vai falhar bem menos.

Aprenda a lidar com a frustração

Em diversos (sim, vários!) momentos da nossa vida, vamos fracassar pessoal e profissionalmente. E isso é normal. O importante é saber superar esses momentos e tirar algum ensinamento disso. Assim, você estará mais bem preparado em outras situações semelhantes.

Preocupe-se com as finanças, mas nem tanto

Se você ainda não tem um emprego legal, você precisa encontrar uma forma de gerar renda. Faça trabalhos freelancer, seja motorista por aplicativos, encontre um trabalho temporário, um estágio, qualquer coisa desde que você consiga pagar o seu aluguel e consiga desenvolver alguma habilidade profissional.

Mantenha sempre os seus olhos abertos para novas oportunidades e comece o seu próprio negócio ao mesmo tempo que trabalho no emprego formal, se for possível.

Controle seus gastos de uma forma real. Esteja satisfeito com o que tem, seja simples, viva uma vida simples, mas com liberdades de vez em quando. Faça sua própria comida, leve marmitas para o trabalho e economize o máximo que puder. E lembre-se: construa um fundo de emergências.

Mude o seu foco para o agora

É normal e, até certo ponto, importante se preocupar com o futuro, mas o melhor é aprender a enxergar o que está bem à sua frente, o presente. Você está trabalhando, almoçando, andando de trem, praticando uma atividade física? Foque no que está fazendo, nas sensações que essa atividade desperta em você, nos sons…

Quando você muda o foco, acaba percebendo que o presente é ótimo e que aquele futuro não parece tão assustador assim. Você percebe que cada momento é excelente e começa a construir uma confiança no presente e é assim que as coisas andam: a confiança no presente faz com que você se sinta bem e é isso o que importa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui