Pesquisa desenvolvida por estudante de Engenharia Civil sugere alternativa de uso da areia de fundição.

Mesmo sendo considerada um resíduo sólido não perigoso, a areia de fundição deve ser descartada em aterros industriais. A quantidade do resíduo gerada anualmente chega a cerca de três milhões de toneladas só no Brasil. Uma das alternativas que já vêm sendo adotadas pelo setor de construção civil é a utilização da areia de fundição como base para pavimentos, objetos de concreto e até cobertura final de aterros sanitários.

Como forma de reaproveitar esse resíduo, o estudante do curso de Engenharia Civil do Unianchieta, Matheus Gomes de Almeida, sob orientação do professor Me. Kleber Aparecido Gomide, buscou analisar, em seu projeto de Iniciação Científica, as propriedades do concreto fabricado com areia de fundição.

“Esse tema foi escolhido por conta da grande quantidade de areia que é descartada e levada aos aterros. Outra razão é o fato de eu trabalhar em uma fundição e conhecer o processo de moldagem por areia e descarte do resíduo”, disse Matheus.

Inicialmente, foi feito um estudo da literatura existente acerca do tema e das aplicações do resíduo e, em seguida, analisou-se o concreto feito com esse agregado miúdo. A partir dos dados obtidos, foi possível selecionar uma melhor aplicação do material.

A respeito do desenvolvimento do trabalho, o aluno Matheus comenta: “para estudar melhor o concreto com esse resíduo foi utilizada a areia da empresa em que trabalho e, por meio de ensaios em laboratórios, pude fazer diferentes traços de concreto com proporções diferentes de areia natural e areia descartada de fundição”.

O estudante e o orientador também fizeram testes de compressão e tração indireta para analisar a resistência do material, conforme pode ser analisado abaixo:

GRÁFICO 1 – Resistência à compressão

graf_01_concreto_areia_fundição

Fonte: Matheus Gomes de Almeida.

GRÁFICO 2 – Tração indireta (28 dias)

Fonte: Matheus Gomes de Almeida.

Com base nesses dados, concluiu-se que a melhor utilização dos concretos produzidos com areia de fundição seria em áreas da construção que não demandam concretos de alta resistência.

Por fim, sobre a pertinência do estudo, o estudante conclui: “O trabalho é relevante tanto para o meio acadêmico quanto para a sociedade em geral, por buscar uma alternativa para uma matéria prima limitada, muito utilizada no setor da construção civil, e indicar outro fim para o resíduo, evitando a poluição do meio em que é depositado”.

“A premissa para esta Iniciação Científica foi aproximar o conhecimento prático do aluno em sua atuação profissional aos conhecimentos teóricos necessários para o desenvolvimento do trabalho, com o objetivo de reutilizar um material que antes seria descartado, aproveitando-o como material de construção”, frisou o Prof. Me. Kleber Aparecido Gomide, orientador do trabalho e coordenador do curso de Engenharia Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui