Muito se fala hoje em dia em ter uma vida saudável e sobre como manter práticas de alimentação leve e balanceada é fundamental para o ser humano levar uma vida mais tranquila e estar menos vulnerável a doenças.

Principalmente nos dias de hoje, onde se vê um índice tão alto de obesidade –  segundo pesquisa do governo brasileiro, 17% da população está obesa –  é de extrema importância introduzir os alimentos e mostrar para as crianças, o mais cedo possível, a importância da boa alimentação e isso pode acontecer de uma forma divertida: fazendo com que elas façam o plantio e colheita de seus alimentos para ingerir mais tarde.

Pensando nisso, a Escola Padre Anchieta desenvolveu um projeto chamado de hortinha na escola para ajudar a transformar o pensamento e atitude das crianças sobre os hábitos alimentares fazendo com que elas passem a ver a natureza com outros olhos. A prática da hortinha na escola, além de estimular a produção e consumo de alimentos naturais, traz aos alunos atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos e inserção de assuntos como a economia doméstica, além de muitas outras atividades.

 

Os alunos que estão próximos à uma hortinha na escola, têm a oportunidade de estar exposta a novas experiências construtivas para a sua vida e para a comunidade escolar. Além dos benefícios que já citamos, saiba o quão bom é ter a horta na escola:

  1. Aproximação com a natureza: estar em contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento da criança. Através desse contato, ela começa a entender o quão importante é todo esse ecossistema para a sua vida e passa a respeitar e zelar por ele. Além disso, estar em uma hortinha estimula a calma a tranquilidade nas crianças.
  2. Estimulação dos sentidos: estar em contato com uma hortinha na escola faz com que a criança desenvolva todos os seus sentidos como: tato, olfato, paladar, visão e audição.
  3. Promove o planejamento e o trabalho em equipe: plantar e colher exige tempo, dedicação e trabalho em equipe. Desta forma, as crianças aprendem a conversar com os amiguinhos para desempenhar as tarefas e estimula o planejamento para plantar e colher seus alimentos.
  4. Desenvolve valores humanos: a hortinha pode trabalhar na criança os valores humanos como paciência, responsabilidade, autonomia e resiliência. E mais do que aprender sobre as competências de plantar, cuidar e combater pragas, as atividades na horta precisam são ligadas também aos valores da sustentabilidade.
  5. Espaço para aprender na prática: a horta neste caso, vira uma sala de aula para o aluno. Os conteúdos e conceitos podem ser aplicados ali na prática: a história dos alimentos, os benefícios dos alimentos para a saúde, a importância das matas e hortas para o ser humano além das formas geométricas, cores e muitos outros conceitos.

A horta na escola promove ao aluno muito aprendizado e é uma forma do professor trazer inovação para os aprendizados na escola, além de promover o bem-estar para quem aprende e para a comunidade escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui