Como esse saber é fundamental desde cedo.

Desde o início da civilização, a arte foi e continua sendo uma forma de comunicação e expressão entre os povos. Como é o caso das artes nas cavernas, que contam como funcionava a comunicação entre os povos antigos.

Assim, é possível dizer que o ser humano foi sempre estimulado a criar, a representar seu cotidiano e seu olhar sobre o mundo. Nascemos para criar e isso é um estímulo interior do homem, independentemente de sua época.

Você deve se lembrar ou ter visto algum rabisco seu quando criança. Aquela arte era uma representação de como você enxergava o mundo e aquilo fazia muito sentido para você. Enquanto criança, é extremamente importante ter acesso ao mundo criativo e as habilidades que envolvem esses processos não devem ser “barradas” pelos pais, muito pelo contrário, eles devem sempre lembrar que aquele rabisco, desenhos abstratos e mãos sujas de tinta são uma forma de a criança se comunicar com o mundo exterior e, no caso dos que ainda não falam, é a única forma.

A arte sempre esteve presente na vida do ser humano, seja através de pinturas, música, teatro, dança e atividades manuais. A arte na vida de uma criança possui várias conotações. Ela em si não tem consciência de que aquilo que ela produziu é algo importante e comunicativo. Ela apenas tem o estímulo interno de expressar algo e construir uma ponte entre aquilo que ela pensa e o que enxerga no mundo.

Com o uso da arte e da criatividade as crianças, desde cedo, conseguem desenvolver e aperfeiçoar várias habilidades e por consequência ir bem na escola e ter um bom relacionamento com as pessoas. Podemos reparar que as expressões que as crianças transmitem com mais frequência através da arte são as emoções, desejos e aquilo que elas veem com frequência.

Passe a observar os desenhos de uma criança. Em um momento ela desenha sua família de mãos dadas; em outro, uma cena de uma animação que assistiu; em outro, um animal e vários objetos. Tudo o que ela absorve no dia vira desenho e referência.

Além disso, a escrita também é desenvolvida com a arte. Com estímulo e apoio as crianças acabam escrevendo seu nome, desenhando os numerais e criando laços entre as artes criadas. Com o passar dos anos aquilo que era somente um rabisco se torna uma história e a imaginação começa a fluir.

Os cinco sentidos também se desenvolvem com a ajuda a arte. Quando a criança se suja com tinta ou canetas, dança até os pés começarem a doer, ensaia a coreografia da festa junina e faz pinturas em cadernos de colorir, ela está desenvolvendo a percepção pelas coisas e a capacidade de observação, percebendo assim, a diferença entre os objetos e as pessoas.

É dever dos pais e professores estimularem a criatividade dos pequenos com frequência e sem bloqueio de ações. Deixar a criança se expressar é ótimo para o desenvolvimento pessoal e, no futuro, profissional também.

Todo ser humano nasceu com o dom e a inspiração para criar, remodelar o antigo e aperfeiçoar muitas coisas ao seu redor. Devemos sempre utilizar desse benefício que temos para conseguir projetar o novo e desenvolver nossas emoções, seja qual for a fase de nossa vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui