Alunos do ensino fundamental do Colégio Anchieta participam do projeto.

Para muitos pais é difícil incluir uma alimentação saudável na rotina dos filhos e, por isso, acabam desistindo e aceitando que a criança não gosta de comer verduras ou legumes. Mas será mesmo que é tão difícil cultivar esses hábitos?

Quando bebês, os primeiros alimentos introduzidos na alimentação são leite materno, papinhas de frutas e alimentos sem temperos e conservantes. Se são os pais que introduzem aos poucos esses alimentos na rotina alimentar dos filhos, por que muitos não conseguem manter uma rotina saudável quando os filhos estão um pouco maiores?

Segundo o professor Hugo Tourinho Filho, da Escola de Educação Física e Esporte da USP de Ribeirão Preto, uma a cada três crianças está com sobrepeso e cerca de 80% das crianças obesas se tornam adultos também obesos. Os dados preocupantes não param por aí. Segundo estudo da Federação Mundial de Obesidade, o número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que estão acima do peso deve pular de 220 para 268 milhões até 2025.

A obesidade infantil é um assunto muito importante e deve estar sempre na pauta das conversas em casa, na escola e com os amigos.

Pensando na importância de manter uma alimentação saudável e, além disso, na importância de as crianças conhecerem o que comem, um dos projetos pedagógicos desenvolvidos no Colégio Anchieta é o Projeto Frutar, que tem como objetivo mostrar aos alunos do 1º ano a importância de ingerir alimentos saudáveis e mostrar como são, as suas formas, cores e gosto.

As professoras introduzem de forma lúdica os conceitos de uma alimentação saudável e fazem com que os alunos conheçam mais sobre as frutas. Durante o primeiro semestre, eles estudaram sobre a banana, maçã, uva, abacaxi, goiaba e mexerica. Nesse projeto há uma interação muito importante entre os alunos, professores e o conhecimento prático sobre as frutas. Após uma conversa divertida, os alunos podem consumir a fruta tema daquela aula.

Esse projeto é de extrema valia, pois os alunos podem experimentar novos alimentos, conhecer as frutas e levar o conhecimento para casa, o que ajuda a:

  • Ampliar o vocabulário;
  • Promover o consumo de frutas no lanche escolar;
  • Promover atividades que valorizem e aproximem os alunos das frutas menos aceitas;
  • Observar as cores e perceber os sabores e texturas;
  • Conhecer a necessidade da higienização das frutas e das mãos;
  • Compreender o conceito de alimentos saudáveis.

Criar e desenvolver hábitos alimentares saudáveis é algo que as crianças levarão para toda a vida. Sabendo se alimentar corretamente e consumir os alimentos que fazem bem à saúde, eles terão uma vida mais saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui