Em algum momento da vida, é bem provável que você tenha que preparar uma palestra ou uma apresentação, seja para o trabalho ou para a faculdade. Quando chega esse momento, é necessário muito preparo tanto para fazer o material visual que será apresentado quanto para organizar a fala.

Lembre-se de que a apresentação deve ter um conteúdo interessante para chamar a atenção de quem está assistindo ao evento. Confira algumas dicas importantes que vão ajudá-lo a preparar uma palestra ou apresentação:

  1. Conheça o seu público: antes de ir à apresentação, pesquise com antecedência sobre o local e sobre o perfil das pessoas que estarão assistindo. Esse passo é importante, pois mostra ao interlocutor que você conhece os interesses dele.
  2. Planeje a sua apresentação: é possível que existam imprevistos. Muitas vezes você se programou para falar 45 minutos e, de última hora, recebe a informação de que seu tempo foi reduzido a 30 minutos. Se você já treinou a sua apresentação, vai saber exatamente em qual momento diminuir a sua fala sem que a sua audiência perceba e sem que a qualidade do que está sendo apresentado caia.
  3. Identifique a tecnologia disponível para você: descubra se o local da apresentação oferece computador, projetor e tela para passar a sua apresentação. No dia, chegue um pouco antes para testar o seu arquivo e ver se está tudo certo. Na dúvida, leve seu notebook para contornar imprevistos.
  4. Treine o que você vai falar: fique em frente ao espelho e repita várias vezes a apresentação em voz alta. Ler o que você vai falar faz com que você se ouça e veja como está a apresentação. Uma dica boa é gravar a sua apresentação e depois assistir à gravação para ver se serão necessárias melhorias. Além disso, demonstre que conhece o assunto tratado e segurança no palco.

Em geral, as pessoas costumam ficar nervosas no momento da apresentação e, geralmente, esquecem o que estudaram para falar. Neste momento, manter a calma é essencial. Pense em coisas boas e entenda que as pessoas não estão ali para julgá-lo, mas para aprender algo com você. Para se sair bem, acredite no trabalho desenvolvido previamente e tenha sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui