O sucesso dos empreendedores no Brasil já não é nenhum segredo, seja pela boa dose de criatividade ou pela força de vontade natural dos brasileiros. De todo modo, mesmo que essas particularidades sejam o combustível utilizado por empreendedores para driblar os desafios empresariais, é necessário aplicar alguns conhecimentos para, de fato, imortalizar o seu negócio.

Ao colocar esses conhecimentos em prática, você alavanca sua carreira como empreendedor e transforma a maneira como as pessoas enxergam a sua empresa. Confira!

Criar um modelo de negócio inovador

O que você falaria a um possível investidor para convencê-lo de que o seu empreendimento é sensacional e que vale o investimento? A sua resposta deve ser o modelo da sua organização, ou seja, é a explicação de como ela funcionará, quem serão os possíveis clientes, qual será o produto oferecido, quem serão os concorrentes e como fará para ganhar dinheiro e crescer.

Para isso, levante dados fazendo perguntas, como “o que eu ofereço é único no mercado?”; “quem são os meus clientes?”; ou observando o comportamento desses clientes, acompanhando os lugares onde eles realizam suas compras, quais são as suas reações, hábitos de consumo e em quais aspectos a sua demanda não é atendida.

Tudo certo até aqui. Mas e a inovação? Inovar é criar um negócio que ainda não existe (ou que, pelo menos, ainda não foi colocado em prática por alguém). Considere diferenciais difíceis de serem construídos ou copiados.

Definir a cultura da empresa

A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados por todos que fazem parte da instituição e é o que a diferencia de outras. É também um conjunto de características que a organização valoriza e que é essencial para atingir objetivos e se sustentar no mercado.

Para defini-la, vale considerar o que a instituição e o trabalho representam para o colaborador; qual é a expectativa para a organização em 10 anos; quais valores guiam a rotina empresarial. O empreendedor só conseguirá um time engajado se chegar a respostas fundamentadas e sustentáveis para essas perguntas.

Ter um sistema de gestão que vise resultados

Baseado na Filosofia de Gestão, um bom líder, empreendedor, é aquele que bate metas (com métodos específicos e métricas), que conta com um time de ponta (considerando o desenvolvimento de pessoas e equipes), e faz tudo isso de forma correta (com uma cultura certa).

Assim, gerenciar é correr atrás de metas e fazer de cada uma dela um ciclo de aprendizado. Já o resultado é a competência de todas as pessoas que estão engajadas nos projetos da empresa.

Investir na formação da equipe

As metas alcançáveis alavancam a necessidade de aprendizado; as informações e conhecimento dão os recursos; e o recrutamento de pessoas com elevado potencial aumenta a produtividade, além de estimular a equipe.

Por isso, investir num desenvolvimento efetivo de pessoas garantirá o crescimento do negócio.

Aplicar boas práticas de governança corporativa

Equilibrar os interesses de todos os envolvidos nos processos empresariais é fundamental para manter o crescimento da instituição. Em outras palavras, aplicar boas práticas de governança corporativa aprimora os processos de administração e dá credibilidade ao negócio.

Saber a quem se reportar, quem participará de determinada votação, de quem é a última palavra, quem é o responsável pela aprovação de orçamentos, dentre outras ações, são algumas das hierarquias necessárias para o bom funcionamento da corporação.

Trazer essas cinco concepções para a realidade é essencial para a boa saúde da empresa. Lembre-se de que o empreendedor influente é aquele que coloca esses conceitos em prática e renova o meio econômico e social, criando oportunidades de mudança.

Mas para aplicar esses conceitos, é necessária uma boa dose de conhecimento técnico. É por isso que investir no próprio conhecimento é um dos passos principais para ter sucesso como empreendedor. Então, aproveite para se inscrever nos cursos de pós-graduação do Unianchieta ou baixe o e-book sobre Gestão de Negócios e Inovação.

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