A procrastinação é o ato de adiar alguma ação ou atividade. Para o procrastinador, o resultado nunca é bom: estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros. Muitas razões levam a pessoa a procrastinar, algumas delas são:

  • A espera de uma solução mágica para um determinado problema. É ingênuo acreditar que resultados aparecerão sem o mínimo esforço;
  • O medo de fracassar faz com que a pessoa que procrastina adie as atividades para fugir do confronto com a realidade. O procrastinador se alimenta da falsa ilusão de competência em potencial;
  • Excesso de perfeccionismo faz com que uma tarefa seja refeita diversas vezes até que tudo esteja perfeito. Às vezes, é mais fácil terminar uma tarefa de forma simples, sem chegar ao perfeccionismo, para conseguir executar o que precisa de imediato;
  • Traumas emocionais, como a depressão e ansiedade, podem fazer com que a procrastinação se torne rotina na vida de uma pessoa.

Todos esses motivos justificam a procrastinação, mas esse ato não pode se tornar um hábito. Por isso, listamos 5 dicas para você se livrar do ciclo de procrastinação:

  1. Nada é para sempre: lembre-se de que, em qualquer estágio da vida, mesmo que você esteja se sentindo sobrecarregado, estressado ou inútil, isso não durará para sempre. Mude sua maneira de agir e se motive para resolver as tarefas.
  2. Dê um start: procrastinar é normal quando se está sobrecarregado. Por isso, não se sinta desanimado ou inseguro se isso ocorrer. Diante da atividade que precisa desenvolver, pare, respire fundo e apenas comece. Começar uma tarefa dá ânimo para concluí-la.
  3. Planeje o seu dia: divida o seu dia em partes. Veja os horários de reuniões e compromissos agendados e priorize as tarefas que precisam ser concluídas primeiro. Dessa forma, você conseguirá conduzir o seu dia melhor e parar de procrastinar ao ter que resolver algumas atividades importantes.
  4. Administre a sua vida: mantenha também em sua vida atividades que lhe tragam prazer, como acessar as redes sociais, praticar esportes, usar o computador, fazer compras e sair com os amigos. Pense em equilibrar trabalho e vida particular, pois, se relaxar nas horas vagas, durante o trabalho, conseguirá focar no que precisa.
  5. Encontre um incentivo: crie um incentivo para si mesmo. Se você está procrastinando, por exemplo, para evitar o início de atividade física, pense no benefício que ela pode trazer para sua saúde e seu bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui