Eis a questão!

Muito se fala sobre a evolução da tecnologia e do uso de inteligências artificiais. Essa realidade não é mais distante como há alguns anos. Se, por um lado, ela está muito presente em nossa rotina e em nossas funções, por outro, as pessoas estão preocupadas de terem seus trabalhos substituídos por robôs.

Fato é que essa substituição já acontece, mas as pessoas ainda se assustam com ela e acreditam que a substituição acontecerá de modo total do dia para noite. Mas é preciso calma, pois tudo leva um tempo e há um processo por trás desse avanço.

Além dessa preocupação, surgem curiosidades sobre como serão esses robôs: eles terão sentimentos? Serão como pessoas “normais”? Essas questões são relativas. Fisicamente, provavelmente alguns deles terão formas humanas, mas não serão exatamente como nós. Já quanto à inteligência e à emoção, a interpretação pode mudar.

Como são máquinas, os robôs são programados e podem ter uma inteligência maior que a nossa, bem como desenvolver alguns tipos de sentimentos.

Segundo a polonesa Aleksandra Przegalinska, professora assistente e pesquisadora do Research Fellow da Kozminski University do MIT, essas perguntas são feitas por todos. A aposta da pesquisadora é que as máquinas não terão os mesmos sentimentos dos humanos, como carinho, afeto, amor ou ódio. No entanto, máquinas poderão mimetizar essas reações sentimentais humanas, o que, para nós, será como se elas de fato estivessem vivenciando emoções.

Essa realidade traz inúmeras questões, que abrangem dúvidas sobre quais emoções serão essas, como as máquinas irão expressá-las, qual será o grau de acuracidade e de semelhança real conosco, como elas entenderão que determinadas emoções são mais positivas ou negativas para determinadas situações, dentre outros questionamentos possíveis. É preciso lembrar que quem irá ensiná-los seremos nós!

Nesse debate, ainda restam mais dúvidas. Até que ponto eles precisarão de nós? Eles nos substituirão em tudo? Essas questões só serão respondidas quando vivenciarmos os efeitos do desenvolvimento pleno dessas tecnologias.

Conte nos comentários abaixo o que você acha sobre esse assunto e qual a sua opinião sobre os robôs.

Referência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui