Todos sabemos que o futuro pertence a nossas crianças. Assim sempre foi e sempre será. Mas uma criança não nasce sabendo como se faz uma reciclagem e que nossos recursos naturais, como a água, podem um dia nos faltar.

É nesse contexto que começa o trabalho dos pais e educadores. Desde muito cedo, é possível introduzir a criança em atividades que envolvam reciclagem, como criar seu próprio brinquedo com materiais descartáveis e limitar o tempo do banho para se economizar água.

Somente com os ensinamentos corretos, as crianças crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta. Para que isso aconteça, é necessário vontade, desejo e persistência. Vale ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado que muitos discursos e materiais educativos. Mais do que palavras são necessárias atitudes e exemplo, dia após dia.

Como explicar o processo de reciclagem para as crianças?

Primeiro ensinando-as como selecionar o lixo e indicando-lhes onde depositá-lo. Para isso, use a imaginação e a criatividade, assim como as cores para estimular a memória. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: papel, vidro, plástico, orgânico (restos de comida) e lixo comum. Assim, existem cinco tipos de lixeiras em que podemos jogar o lixo:

1- Lixeira azul: destinado para papel e papelão.
2- Lixeira verde: destinado para vidros, cristal.
3- Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico, fora os de metal.
4- Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço.
5- Lixeira marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica e também para outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, dentre outros materiais desse tipo.
6- Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

Por que temos que reciclar?

É necessário explicar passo a passo por que temos que reciclar. As crianças precisam saber o significado de suas ações e o motivo pelo qual é importante realizar aquela atividade. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente. Para esse fim, pode-se utilizar materiais educativos, histórias e gibis. Peça para a criança anotar e desenhar suas dúvidas para facilitar o entendimento.

O que podemos fazer para educar as crianças?

Podemos seguir a regra dos quatro R’s: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais como o plástico, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.

Paralelamente à educação sobre o meio ambiente, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:

1. Escolher com cuidado os produtos que compram, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
2. Evitar comprar produtos com muita embalagem.
3. Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou levá-los quando vão às compras em feira e outros estabelecimentos comerciais.
4. Reciclar os papéis que utilizam em casa.
5. Evitar impressões de papel desnecessárias.
6. Escolher papéis reciclados.
7. Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
8. Usar lâmpadas de baixo consumo.
9. Difundir suas experiências de reciclagem com amigos e familiares.

Reciclar não é difícil, mas precisa de empenho. Tenha certeza que ensinar as crianças sobre o quão é importante reciclar será benéfico para todos nós, assim, o futuro delas será mais limpo e consciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui