Entenda o motivo e o início das comemorações do Dia do Trabalho.

O Dia do Trabalho é comemorado, em diversos países do mundo, no dia 1º de maio. Nessa data, os trabalhadores do Brasil, especificamente, recebem uma folga para descansar e aproveitar o dia com a família e amigos.

O Dia do Trabalho passou a ser comemorado internacionalmente após uma manifestação geral que ocorreu na cidade de Chicago nos Estados Unidos, em 1886. No dia 1º de maio daquele ano, os trabalhadores, cansados das condições desumanas de trabalho, foram às ruas para manifestar e reivindicar seus direitos trabalhistas. A paralisação foi tão grande que se espalhou por todo os EUA e chegou aos países da Europa.

A principal reivindicação dos trabalhadores foi a redução da jornada de trabalho. Naquela época, era comum os funcionários trabalharem de 13 a 17 horas por dia e com somente algumas pausas. Nesse ato, que mudou as regras e leis trabalhistas dos americanos e europeus, a jornada de trabalho foi reduzida a 8 horas diárias. Mas isso tudo não aconteceu de forma pacífica. Houve vários dias de lutas, greves, brigas, feridos e até mesmo mortes, como a Revolta de Haymarket, uma das greves de 1886. Após esse primeiro ato, a organização sindical de Paris, em 1889, decidiu instituir o Dia Mundial do Trabalho como forma de homenagear os que lutaram e morreram por seus direitos.

No Brasil, as primeiras comemorações foram no ano de 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo presidente do país. Outro dado importante é que a partir de 1930, Getúlio Vargas, então presidente, passou a anunciar, sempre no 1º de maio de cada ano, medidas positivas para os trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo em 1940.

Além de cobrar, é importante sempre nos mantermos atualizados e qualificados para o mercado de trabalho. Iniciar uma graduação, realizar cursos especializados e prosseguir para uma pós-graduação são alguns passos essenciais para manter-se no mercado atual e ter destaque em meio a tantos concorrentes.

Pensando sempre no bem-estar da população, o Unianchieta conta com o Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais, o NEMP. Nele é possível participar de palestras educativas gratuitas e se candidatar às diversas vagas de emprego disponíveis, sejam elas temporárias, efetivas ou de estágios. Para saber mais sobre o NEMP, verificar as vagas e as próximas palestras acesse: www.intranet.anchieta.br/nemp/portal/

Aproveite o dia do trabalho e lembre-se de que se hoje os trabalhadores contam com esse privilégio e têm motivos para comemorar, foi porque pessoas de garra e com força de vontade lutaram por esses direitos há muitos anos atrás. Feliz Dia do Trabalho!

Fonte: www.infoescola.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui