Enem, por exemplo, terá cadernos de prova com nova diagramação para economizar papel e impressão

Ser sustentável significa ter atitudes que não vão ferir a comunidade e a natureza. Hoje, adotar essas atitudes é essencial para manter a qualidade de vida no planeta. Precisamos cuidar da fauna e flora e preservar os nossos recursos naturais para garantir que eles existam no futuro e garantam a existência das próximas gerações.

Pensando nisso, empresas e instituições podem adotar práticas sustentáveis simples, como a implementação de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água; o uso consciente da água e da energia elétrica; programas de reciclagem; a troca de copos plásticos por canecas; e reutilização da matéria-prima. Além disso, pode-se evitar poluir o solo com produtos tóxicos da empresa e até desenvolver projetos educacionais referentes à preservação do meio ambiente.

img11

Além dos exemplos citados, muitos outros projetos podem ser colocados em prática. Grandes empresas hoje já trabalham com programas sustentáveis, algumas delas são:

  • Unilever: a empresa tem um programa que utiliza grande parte dos insumos agrícolas da sede brasileira de fontes certificadas. A empresa atua junto a seus fornecedores para a adoção de práticas socioambientais. A intenção é que 100% de sua matéria-prima tenha certificação de origem.
  • Avon: a empresa faz parte do programa de reciclagem de embalagens chamado “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”. O programa está sendo implementado com base nos princípios da Logística Reversa de Embalagens, de forma a atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa é uma forma de certificar que as embalagens dos produtos terão descarte correto e que ainda irão ajudar o meio ambiente.
  • Philips: a empresa investe muito em tecnologia para fabricar lâmpadas mais modernas e que resultem em economia na iluminação pública, atuando diretamente em resultados positivos para a população.
  • Coca-Cola: a empresa recicla boa parte do alumínio e das garrafas PET, visto que esses dois materiais causam grande impacto negativo ao meio ambiente. Com o projeto Coletivo Reciclagem, a Coca-Cola pretende reciclar todas as suas embalagens.

Além dessas grandes empresas, o Governo Federal também pratica atitudes sustentáveis. Ao contrário do que muitos pensam, é possível ser sustentável em muitos processos que nem imaginamos, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, neste ano, terá uma nova diagramação dos cadernos, com o intuito de reduzir páginas impressas e custos.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão que gerencia o Enem, criará uma ficha de coleta de dados biométricos que pode ser reutilizada mais de 3 mil vezes. Esse procedimento, até o ano passado, era feito com uma lâmina de grafite acoplada individualmente em cada caderno de prova.
Portanto, qualquer prática sustentável adotada faz a diferença no meio ambiente. Você já pensou em uma atitude sustentável para ajudar o planeta?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui