Atos simples podem ajudar o mundo e as próximas gerações

Ser sustentável significa não esgotar os recursos da natureza para que as gerações futuras possam extrair dela recursos para sobreviver. Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, aponta que: “desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Práticas simples podem fazer com que empresas, comércios e pessoas em suas casas economizem os recursos naturais. Com o avanço da tecnologia, é possível que essas práticas sejam adotadas por qualquer um para que, no futuro, os recursos naturais estejam disponíveis para as próximas gerações. Veja alguns exemplos:

    Energia solar: com o avanço da tecnologia, foram criados painéis solares que podem ser instalados em telhados de casas, prédios e grandes terrenos capazes de captar a luz solar e transformar em energia elétrica para acender luzes, gerar energia para o chuveiro elétrico, para ligar a televisão e outros aparelhos eletrônicos. Essa é uma forma de trazer energia limpa para uso diário sem utilizar os recursos esgotáveis da natureza.
    Aplicativos que ajudam a ser racional em casa: já é possível que aplicativos baixados em celulares ajudem a incentivar ações simples a fim de reduzir o consumo de água, luz e até combustível. Em geral, esses aplicativos ajudam a calcular quanto gás carbônico você emite por dia com as suas ações e dão dicas sobre como utilizar os recursos naturais conscientemente no dia a dia.
    Produção ecoeficiente: esse tipo de produção é uma metodologia usada na indústria a fim de reduzir a poluição e evitar o uso excessivo de recursos naturais. Por meio desta forma de trabalho, é possível minimizar desperdícios e emissões de poluentes. Com essa metodologia, as empresas ajudam no uso consciente dos recursos naturais para que, no futuro, ainda haja recursos para as próximas gerações.
    Utilização de estratégias e tecnologia nas construções: já é uma prática comum construir espaços comercias que recebem muita claridade, o que permite a economia de energia. Utilizam-se tetos e paredes de vidro para que as áreas fiquem claras e as luzes sejam acendidas mais tarde de modo a aproveitar a luz do dia e evitar o consumo excessivo de energia.

Práticas simples podem ser adotadas para ajudar as gerações futuras a terem recursos naturais, você já adotou alguma?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui