Quer se tornar biomédico? Leia este post!

O curso de bacharelado em Biomedicina do UniAnchieta tem duração de quatro anos e é oferecido no formato presencial.

A Biomedicina é uma ciência situada entre a Biologia e a Medicina, que forma profissionais aptos a auxiliar no diagnóstico de doenças e a pesquisar, identificar e classificar microrganismos que afetam os seres humanos, animais e plantas. Além disso, o biomédico é o profissional que participa da pesquisa clínica de medicamentos e desenvolvimento de vacinas para combater e prevenir doenças. Pode atuar em diversos tipos de pesquisa, como a de células-tronco, e até ajudar a desvendar crimes por meio da genética forense.

A profissão de biomédico foi regulamentada em 1979 e, para exercê-la, é obrigatório que o profissional tenha diploma de nível superior em curso de Biomedicina ou Ciências Biológicas – Modalidade Médica reconhecido pelo MEC, além do registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) do estado onde atua.

Saiba mais sobre o curso de Biomedicina, o perfil profissional do biomédico, o mercado de trabalho e onde cursar esta graduação.

O curso de Biomedicina
Trata-se de um curso com carga horária prática intensa; os alunos realizam atividades em vários tipos de laboratório. Além disso, são estimulados a iniciar trabalhos científicos e a participar de seminários e congressos na área. Nos últimos períodos da graduação em Biomedicina, precisam cumprir um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Grade Curricular
A grade do curso de Biomedicina tem muitas unidades curriculares ligadas à Biologia. Algumas delas são Anatomia, Biologia Molecular e Genética, Farmacologia, Imunologia, Bioquímica, Hematologia, entre outras.

Diferença entre Biomedicina e Medicina
Apesar de pertencerem à área da Saúde, terem unidades curriculares em comum e serem complementares, os cursos de Biomedicina e Medicina têm focos bem diferentes.

Os médicos são preparados para atuar diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo medicamentos, propondo tratamentos e realizando cirurgias. Trabalham principalmente em hospitais, clínicas e consultórios. O curso de Medicina dura, geralmente, seis anos.

O biomédico é preparado para atuar no estudo da causa de doenças; esse profissional estuda microrganismos, analisa amostras de material para realizar diagnósticos, tem foco em pesquisa e análises clínicas, prioritariamente. O biomédico não está habilitado a prescrever tratamentos e medicamentos para pacientes, nem a realizar cirurgias. Entretanto, na área de Biomedicina Estética, o biomédico está habilitado a prescrever tratamentos estéticos invasivos, como toxina botulínica e intradermoterapia. Além disso, o profissional biomédico pode ser o responsável técnico de Clínicas de Estética.

Perfil profissional do biomédico
O biomédico deve ser metódico, curioso e ter grande capacidade de trabalhar em equipe, pois sua atividade envolve profissionais de outras áreas, como médicos, farmacêuticos, biólogos, bioquímicos, entre outros.

Em seu cotidiano, o biomédico pode realizar diferentes tarefas em hospitais, clínicas, laboratórios de diagnóstico, bancos de sangue, indústria de medicamentos, institutos de pesquisa, clínicas de estética, centros de imagenologia e medicina nuclear. O Biomédico possui 37 áreas de habilitação, dentre ela:

  • Desenvolver vacinas;
  • Fazer análises físico-químicas e microbiológicas;
  • Realizar exames clínicos e preparar laudos diagnósticos;
  • Realizar perícias e auditorias.
  • Realizar procedimentos estéticos invasivos.
  • Realizar procedimentos de imagenologia.

Mercado de trabalho para quem faz Biomedicina
O mercado de trabalho para biomédicos é amplo. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, que podem optar por uma carreira em saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente, alimentos, entre outras.

Para obter o título de especialista, o biomédico precisa fazer uma pós-graduação. Em seguida, deve obter o credenciamento junto ao CFBM.

Entre as áreas mais promissoras para biomédicos, estão a reprodução humana e a pesquisa genética. Mais da metade dos biomédicos opta por seguir carreira na área de análises clínicas (exames de sangue, por exemplo).

Você se interessou e deseja saber mais? Acesse abaixo.

botao-baixe-e-book-biomedicina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui