O número de estagiários com idade entre 40 e 50 anos cresceu cerca de 5%.

Quando falamos em estágio, logo pensamos em vagas voltadas para estudantes do ensino médio ou estudantes que acabaram de entrar na faculdade. Mas a verdade é que esse cenário vem mudando há alguns anos, e o número de estagiários com mais de 40 anos vem crescendo. De acordo com uma pesquisa do CIEE, o número de estagiários com idade entre 40 e 50 anos cresceu cerca de 5%.

Esse é o caso de Antônio Luiz Lopes da Silva, 42 anos, que tem uma rotina cheia de atividades, como assistir às aulas do curso de Ciências Contábeis na Fundação Armando Álvares Penteado e trabalhar como estagiário no Tribunal de Justiça, na área que estuda. Esse fenômeno ocorre atualmente porque as pessoas acabam estudando mais tarde ou então querem mudar de carreira profissional, sem contar o aumento da expectativa de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de extrema importância a escolha tardia de uma faculdade, visto que a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado. A última pesquisa do IBGE mostra que a expectativa média de vida dos brasileiros é de 76 anos.

A contratação de estagiários pelas empresas brasileiras está em constante adaptação a essa nova realidade, e não há mais o preconceito com a idade dos colaboradores. Vanessa Cepellos, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV em São Paulo, destaca que “apesar do entendimento das companhias estar mais claro quanto aos benefícios de contratar estagiários mais velhos, a área de RH ainda não está investindo em práticas para valorizar esses profissionais”.

Os estagiários que têm acima de 40 anos se sentem felizes e honrados com essa adaptação das empresas. Germana de Fátima Ferreira Santos, 45 anos, comenta: “me dou muito bem com meus colegas de classe, pois acredito que tenho muito a aprender com eles”. Atualmente ela faz estágio na Prefeitura de São Paulo na área de digitalização de petições e afirma que seu objetivo é ser delegada.

Nunca é tarde para estudar! Então fique de olho nos cursos de graduação que o UniAnchieta oferece e comece já a mudar a sua carreira profissional!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui