Aqui no Jornal em Foco, já falamos sobre tecnologia em algumas ocasiões. Neste post, noticiamos como a tecnologia está revolucionando o ensino e aprendizagem. Aqui, falamos sobre robôs que possibilitaram o trabalho de pessoas com paralisia. Hoje, porém, vamos falar sobre como a tecnologia torna nossa vida mais simples e como não devemos ser resistentes a ela.

Tudo o que pode ser feito de maneira coordenada pode ser robotizado ou automatizado no futuro. Isso significa que as tarefas do dia a dia serão realizadas com o auxílio de robôs ou integralmente por eles. Hoje em dia, por exemplo, não é difícil encontrar um aparelho que varre a casa, como este abaixo:

Os assistentes virtuais também são uma inovação presente nas casas, alguns com pequenas funcionalidades, como ligar a televisão em um determinado programa, até os comandos mais avançados, como uma geladeira que faz a lista de compras para você, avaliando o seu comportamento de compra e o que está faltando. Genial, não é?

Mas o que, de fato, isso significa? Assim como as tecnologias a que já estamos acostumados hoje em dia, como as mídias sociais e até mesmo o telefone, as novas tecnologias nos trarão algumas vantagens:

  • Ter mais tempo para tarefas mais interessantes;
  • Estar mais próximo de outras pessoas (ainda que virtualmente);
  • Ter experiências virtuais bem próximas da realidade.

Se pensarmos nas tecnologias existentes, o telefone nos aproximou ou nos afastou das pessoas? E a internet? Há quem diga que ela nos afastou, pois ficamos mais tempo em casa e conversamos mais virtualmente do que presencialmente. Porém, se pensarmos em como eram os relacionamentos dos nossos avós e bisavós, muita coisa melhorou. Se alguém da família precisava viajar, era quase impossível ter notícias dele. Para saber se algum parente estava em casa, era necessário ir até lá.

Como você pode se preparar para estar atualizado quando toda essa tecnologia chegar?
Independentemente da sua idade, é necessário deixar de resistir às novas ideias, que vão desde solicitar um carro por aplicativo ou usar o internet banking, por exemplo, até as mais recentes inovações. Se você tem dificuldades de se adaptar a uma nova tendência de aplicativo, ou de serviço, certamente terá muita dificuldade de aceitar um carro autônomo (sem motorista) circulando pelas ruas em um futuro próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui