As mudanças já começaram a aparecer, fique por dentro!

Com a chegada de um novo ano, muitas mudanças acontecem, e a vontade de querer ser melhor fica presente na vida das pessoas. No mercado de trabalho não é diferente, muita coisa muda constantemente, assim como a forma de pensar.

Ao traçar metas para atingir seus objetivos profissionais, você deve conhecer tudo sobre a evolução e as mudanças do mercado de trabalho.

Vamos citar algumas mudanças que já começaram a acontecer neste ano e também as que irão afetar diretamente a maneira de trabalhar, aprender e se relacionar. Fique de olho:

  1. As habilidades sociais se tornarão um diferencial: com a presença da inteligência artificial e da automação nas empresas, os colaboradores passam a desenvolver tarefas relacionadas a coisas que só humanos têm a capacidade de fazer. Desta forma, é imprescindível que o profissional da atualidade saiba como ser simpático, ter criatividade e fazer julgamentos.
  2. Criação de novos cargos: há cinco anos, certamente não existiam muitos cargos que hoje existem nas empresas. Por isso, é imprescindível que você busque atualizações na carreira. Nesses cursos você aprenderá sobre novos cargos e poderá expandir as atividades que desenvolve na empresa ou pleitear outras posições.
  3. Estar preparado para a economia gig: a economia gig é uma tendência baseada em contratos realizados por projeto. Essa é uma forma de gerar emprego, sem local fixo e estrutura hierárquica. Nesta forma de trabalho, o colaborador pode fazer seus próprios horários. Alinhadas a essa tendência, as empresas já estão investindo em freelancers e consultores. Nesse sistema o volume de trabalho pode variar de projeto a projeto.
  4. Postura de líder: para liderar uma equipe, é necessário ir além da experiência profissional. Então essa é a hora de começar a trabalhar em você alguns pontos essenciais, como entender que o papel de um líder é inspirar e incentivar os colaboradores, além de ser criativo, saber aprender e ter empatia.
  5. Saber que a tecnologia está cada vez mais presente na vida profissional: a tecnologia está aí para ajudar, e o profissional deve saber como usá-la para automatizar seus serviços e facilitar o trabalho. A tecnologia permite que o serviço seja realizado de forma mais ágil e com redução de erros humanos em tarefas repetitivas, deixando o profissional livre para pensar.

Além dessas mudanças, é fundamental que os profissionais tenham importantes características para agregar à empresa. Você que está de olho nas mudanças do mercado profissional em 2019 deve ficar atento também a algumas atitudes que deve cultivar:

  • Seja proativo: não pare no tempo, sempre busque melhorias para agregar a seu cargo e a sua vida.
  • Invista em novos conhecimentos: pense sempre em novos cursos, em novas graduações, pós-graduação ou mestrado. Os conhecimentos adquiridos nesses cursos são de grande valia para seu desenvolvimento na função. O UniAnchieta oferece diversos cursos que podem valorizar o seu currículo. Saiba mais em: https://www.anchieta.br/
  • Saiba trabalhar em equipe: isso ajuda a somar para seu projeto e você aprende a somar com as competências do time.
  • Não tenha medo de novas oportunidades: o mercado de trabalho está aí para apresentar novas oportunidades todo dia e lançar desafios desconhecidos a você.

Está pronto para encarar esse mercado de trabalho em constante evolução? Fique sempre ligado nas palestras que o NEMP oferece a alunos e ex-alunos do UniAnchieta, pois essa é uma forma de ficar por dentro de tudo o que acontece nesse meio. Acesse abaixo:

botao-clique-nemp

Fontes:
https://www.administradores.com.br/noticias/carreira/5-mudancas-no-mercado-de-trabalho-para-2019/127451/
https://www.xerpa.com.br/blog/mudancas-no-mercado-de-trabalho/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui