É preciso identificar o seu objetivo profissional e as demandas de mercado.

O universo educacional no país está amplo e com diversas oportunidades em cursos de graduação, pós-graduação, MBA ou extracurriculares.
Com tantas opções, a cabeça de quem pretende voltar a estudar fica cheia de informação e com dificuldade de decidir qual a melhor opção e qual curso será de fato útil ao currículo profissional.

A escolha de um curso deve se basear no seu objetivo profissional e estar interligada a seus desejos pessoais. Após definir esses passos, convém olhar o cenário mercadológico da profissão e suas variáveis, mas sem que isso interfira na decisão inicial. Não se deve escolher um curso porque há uma alta demanda, mesmo não sendo o que você quer e o que te faz feliz.

Confira mais dicas sobre como decidir em qual curso investir seu dinheiro e tempo:

Aonde você quer chegar?

Ter uma meta profissional, como um cargo mais alto, uma mudança de área, ou a eliminação de uma deficiência de currículo, é o primeiro passo para decidir o que e onde estudar. Uma dica é pesquisar no LinkedIn os perfis de profissionais que estão nas cadeiras em que um dia você gostaria de se sentar: que cursos eles fizeram quando estavam no momento de carreira em que você está e os passos que eles deram até chegarem onde estão. Ter um modelo/espelho é importantíssimo.

Converse com seus líderes e colegas

Perguntar diretamente ao gestor ou ao pessoal do departamento de RH da organização qual especialização traria valor ao seu perfil profissional, sob o ponto de vista da empresa, é outra sugestão. Com essa resposta, é possível direcionar seus investimentos, de tempo e/ou dinheiro, para algo realmente necessário e que trará retornos positivos.

Como anda o seu inglês?

É importante ressaltar que a carência de profissionais com inglês avançado, mesmo para cargos de alta hierarquia, é maior do que se imagina. Mesmo que você trabalhe em uma empresa nacional, não saber inglês pode fazer você perder oportunidades. Cursar línguas abre portas e facilita o processo de crescimento profissional.

O NEMP oferece eventos, palestras e cursos extracurriculares gratuitos para a população em geral, a fim de agregar mais conhecimento aos profissionais. Confira a programação e faça sua inscrição para participar dos eventos de seu interesse.

botao-clique-nemp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui