Sentimento vem se tornando frequente para muitos.

A rotina de trabalho de muitas pessoas é extremamente desgastante, cansativa e com muitas doses de ansiedade e estresse.
Diante dessa realidade, muitos profissionais acabam desenvolvendo sentimentos ruins e negativos. Um deles é o esgotamento emocional, uma experiência na qual a pessoa se sente fatigada mentalmente e não consegue realizar suas tarefas de maneira constante e eficaz.

Neste cenário, muitos ficam desmotivados, tristes e com um sentimento profundo de incapacidade perante as situações que enfrentam no trabalho cotidiano.

Esse esgotamento mental e emocional não surge de um dia para o outro. É o resultado de exigir do nosso sistema psicológico mais do que ele pode dar, ou seja, isso acontece porque não damos tempo suficiente para que o nosso corpo se recupere entre um desafio e outro.

Quando estamos cansados fisicamente e sonolentos, por exemplo, basta ter uma boa noite de sono que provavelmente o corpo se sentirá mais leve e descansado, mas com a nossa mente o processo não funciona assim. É necessário realizar práticas que realmente modifiquem nossos pensamentos e façam com que nossos sentimentos fiquem estabilizados.

Separamos algumas dicas e passos para você combater o esgotamento emocional e ter uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional. Confira:

➤ Identifique o esgotamento

O primeiro passo não poderia ser diferente. É necessário identificar de onde vem esse esgotamento e como ele afeta seu corpo.
Analise os últimos meses e se recorde aproximadamente de quantas vezes você se sentiu assim, o que ocorreu nesses períodos e como seu corpo e seus pensamentos se comportaram.

Veja os sintomas mais recorrentes:

  • Estados de nervosismo ou incômodo na maior parte do dia;
  • Somatizações, como dores de estômago, nas costas, cervicais ou de cabeça mais de duas vezes na semana;
  • Problemas de concentração e sensação de perda de memória, inclusive em assuntos importantes de que, em outro momento de sua vida, você nunca teria se descuidado ou esquecido;
  • Falta de motivação ou desânimo;
  • Sensação de estar sobrecarregado e sem forças para continuar;
  • Problemas de sono (insônia de conciliação, manutenção ou tardia);
  • Consumo de substâncias (especialmente álcool);
  • Hipersensibilidade ou irritabilidade;
  • Dificuldade para se conectar com o aqui e o agora.

➤ Como combater o esgotamento emocional?

O ideal é não se cobrar tanto, e colocar limites para tudo tem grande impacto em sua vida. Organize sua vida, delegue tarefas para não se sobrecarregar, diga “não” quando necessário e alimente seus pensamentos com sentimentos bons e leves.

Desconecte-se mais e busque momentos de lazer e descontração. Faça algo que lhe dê prazer e diversão. Viaje, leia, estude, jogue videogame, assista a séries, pratique esportes e coma algo que você ama. Parece banal, mas realizar esse tipo de atividade estimula nosso corpo positivamente e nos faz relaxar.

Realize uma lista de prioridades. Essa lista deve conter itens que realmente precisam ser feitos com rapidez e qualidade. Coloque-os em ordem de entrega e urgência. Desta forma você fará uma coisa por vez e não ficará sobrecarregado e estressado.

E por último, mas não menos importante, procure ajuda médica. Procure realizar sessões semanais de terapia a fim de expressar todos esses pensamentos, sentimentos e emoções negativas que fazem mal a seu corpo e a sua mente.

Lembre-se de que você não está sozinho e de que muitas pessoas e profissionais com ou sem experiência passam por esse sentimento e sensação física. Converse, compartilhe e desenvolva técnicas pessoais para resolver o problema.

Comente aqui embaixo se você já teve um esgotamento emocional, se ainda o tem e como fez para se livrar dele.

botao-conheca-clinica-de-psicologia-aplicada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui