Saiba quais são as habilidades solicitadas pelos contratantes.

Uma das primeiras coisas que toda pessoa quer fazer assim que se forma na faculdade é encontrar um bom emprego. Apesar de estarem com o conhecimento ainda fresco na cabeça, muitos recém-formados não conseguem entrar no mercado de trabalho tão rapidamente como desejam.

Se você está prestes a começar seu primeiro emprego depois de formado, saiba que algumas competências são necessárias para conquistar a vaga dos sonhos. Confira as dicas:

Proatividade

Uma das características pessoais e profissionais mais solicitadas por empresas de qualquer segmento é a proatividade. Isso significa pensar em soluções e agir antes de algum problema acontecer. Pessoas proativas costumam solucionar empecilhos com rapidez, simplificam procedimentos internos para agilizar processos e realizam atividades sem a necessidade de cobrança.

Se você já está empregado e quer aprimorar sua proatividade, sempre analise como seu trabalho e o de outras áreas poderia ser melhorado, automatizando tarefas rotineiras, antecipando problemas que podem surgir durante o processo e fazendo uma avaliação de suas responsabilidades. Porém, se ainda está em busca de um emprego, faça um exercício diário de análise crítica das prioridades do seu dia, do que precisaria saber para se manter atualizado profissionalmente e como colocar seus planos pessoais em ação.

Trabalho em equipe

Não são todas as pessoas que conseguem trabalhar bem em equipe. E isso não quer dizer apenas conviver bem com colegas de trabalho, mas se empenhar em conjunto e ser prestativo. Muitos profissionais têm pensamentos individualistas e se preocupam somente em finalizar suas próprias tarefas, sem pensar no sucesso da equipe.

As atitudes de uma pessoa que sabe trabalhar em equipe vão desde a comunicação clara com todos os membros do grupo até a flexibilidade para entender as dificuldades profissionais de cada um e o comprometimento de fazer com que todos obtenham sucesso.

Criatividade

A criatividade depende mais de prática do que de vocação. Ser uma pessoa criativa depende da sua propensão a sempre inovar e não ficar estagnado nas mesmas ideias.

Planejamento

Toda organização empresarial busca um profissional que pense no crescimento da empresa ou da própria equipe. Porém, nenhum progresso acontece da noite para o dia e sem planejamento. Procure sempre ser uma pessoa organizada e comprometida com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Identifique os pontos em que você ou sua equipe pode melhorar, organize cronogramas de trabalho, analise as metas que deseja obter com suas ações e apresente para seus superiores.

Comprometimento

Não é raro encontrar jovens profissionais que não aceitam receber ordens ou apresentam falta de comprometimento com os resultados da empresa. Apesar de não terem muita experiência no mercado de trabalho, os recém-formados devem desenvolver o pensamento corporativo, aprendendo a ter compromisso com as responsabilidades, envolvimento com a entrega de resultados e participação nas conquistas e adversidades da empresa.

Quer se desenvolver profissionalmente? Seja um aluno do UniAnchieta!

Torne-se um profissional mais bem formado e atualizado iniciando uma pós-graduação ainda neste ano! Não perca tempo e conheça agora os cursos de pós-graduação do UniAnchieta. Acesse: https://institucional.anchieta.br/pos-graduacao/. Esperamos por você!

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui